A empresa deve ter objetivos claros e decidir se quer aumentar receitas, ganhar mercado ou maximizar os lucros
As estratégias de preços devem ser explícitas. Assim as empresas serão capazes de alinhar vendas, marketing e os esforços para novos lançamentos. O foco deve ser priorizar o aumento das receitas e a geração dos lucros para comprovar que a estratégia de preços é consistente com as metas do negócio. Veja abaixo as três estratégias principais:
- Maximização (aumento de receitas) – o foco está em acelerar o crescimento do faturamento em pouco tempo. As startups deveriam buscar a maximização quando não existem diferenças claras no quanto o cliente está disposto a pagar. A mesma estratégia deve ser adotada quando o preço ideal para o curto e o longo prazo for o mesmo. Muitas empresas de software definem preços com o objetivo de maximização das receitas, negociando para o valor mais alto possível em cada venda.
- Penetração (participação no mercado/Market share) – nessa estratégia, o preço é posicionado em um valor baixo para que o produto ou serviço ganhe mercado. Reduza os preços para minimizar o atrito da primeira compra, depois cresça rápido e, em seguida, posicione-se no topo do mercado quando conseguir uma ampla adesão. Essa estratégia precisa de muitas táticas de vendas. A penetração prioriza o aumento de participação no mercado.
- Diferenciação (maximização de lucros) – comece com um preço mais alto e vá reduzindo conforme a base de clientes crescer. Essa estratégia é muito adotada em mercados de hardware e comum no lançamento de smartphones, por exemplo. Os primeiros compradores pagam mais caro pela exclusividade de comprar antes. Conforme o preço cai, a adoção é ampliada. É um modelo amplamente usado pela Apple nos lançamentos de produtos. Essa estratégia não é tão recorrente no mercado de software porque poucas startups conseguem desenvolver produtos que tenham tanto apelo para o consumidor logo no começo.
FONTE: http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/04/3-estrategias-de-precos-para-startups.html