07/06/2021

3 "mentiras" que contam na escola e que te prejudicam nos negócios

É preciso desapegar de algumas convicções para ter sucesso como empreendedor. Confira algumas delas

Empreender requer se desapegar de algumas convicções populares – e até mesmo de algumas lições aprendidas na escola. O empreendedor Samuel Leeds, milionário no ramo imobiliário nos Estados Unidos vai além e diz que é preciso deixar de acreditar nas “mentiras” contadas na escola. “A escola ensina como ser um bom funcionário, não um bom empresário. Se você se apegar a essas ideias, elas o impedirão de atingir todo o seu potencial como líder empresarial.”, escreve em artigo na Entrepreneur.

Ele ressalta, no entanto, que existem lições importantes que são aprendidas na escola e que não devem ser esquecidas. Mas essas três a seguir são algumas das quais ele aconselha que todo empreendedor reconsidere:

1. Não copie
Na escola aprendemos que colar do colega é uma trapaça. No mundo empresarial, pode ser uma forma de pegar um atalho para o sucesso. Claro que isso não dá aval para que o empreendedor se aproprie de ideias alheias ou utilize recursos protegidos por lei, mas a ideia é encontrar alguém que chegou ao sucesso, entender como essa pessoa chegou lá e utilizar estratégias parecidas. Em resumo: cole! “Isso significa que a maioria das coisas já foi feita um milhão de vezes antes e você pode aprender com os erros dos outros.”

2. Aprenda tudo antes de implementar
Durante o aprendizado na escola, somos orientados e acostumados a aprender tudo antes de colocar em prática. Nos negócios, a verdade é justamente o contrário, principalmente no mundo atual, em que tudo precisa ser decidido com o "carro já andando". “Somente depois de implementar algo você realmente aprendeu”, diz Leeds.

O empreendedor, inclusive, diz que muitas pessoas acabam deixando de colocar ótimas ideias em prática porque esperam até “saber tudo”. “Aprenda exatamente o que você precisa saber para começar e, em seguida, comece. Continue aprendendo, lendo, participando de treinamentos e mentorias ao longo de sua vida empresarial e melhore conforme avança.”

3. Não cometa erros
Quanto menos se acerta na escola, menos se aprende. Pior, ainda há penalizações para erros, não há o estímulo para que se tente algo novo. No mundo do empreendedorismo essa visão precisa ser totalmente ao contrário, segundo Leeds. “Não deixe o medo te deter. Aja e corrija o que não funciona ao longo do caminho. Cada desafio é uma oportunidade de aprender e crescer.”

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2021/06/3-mentiras-que-contam-na-escola-e-que-te-prejudicam-nos-negocios.html