Cursos de atitude empreendedora e de gestão de empresas podem ajudar aqueles que têm o próprio negócio; FGV e USP estão na lista
O empreendedorismo no Brasil cresce a cada dia. De acordo com pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, quatro em cada dez brasileiros estão envolvidos, atualmente, na criação de uma empresa. A taxa de empreendedorismo no Brasil é a maior dos últimos 14 anos.
Para montar o próprio negócio, é preciso estar preparado e pensar em quais oportunidades estão surgindo no mercado para que o sucesso seja mais provável. Pensando nisso, selecionamos cinco cursos gratuitos para quem busca orientações na hora de empreender.
1. Gestão da inovação em pequenas e médias empresas: modelos, técnicas e ferramentas (USP - Ribeirão Preto)
O curso presencial acontecerá entre os dias 21 de maio e 25 de junho e as inscrições presenciais podem ser feitas até o dia 6 de maio. O objetivo das aulas é difundir técnicas e ferramentas de gestão que ajudam no processo de inovação de pequenas e médias empresas.
2. Empreendedorismo (ESPM)
A Escola Superior de Propaganda e Marketing oferece umcurso à distancia gratuito para aqueles que pretendem adotar uma atitude empreendedora em seu próprio negócio ou até mesmo na uma empresa onde trabalha. Com as aulas, os alunos aprendem a reconhecer fatores de oportunidade de empreendedorismo. A carga horária é de 16 horas.
3. Liderança de Equipes (ESPM)
Para aqueles que participam diretamente da tomada de decisões de uma empresa, esse curso à distância da ESPM oferece ferramentas que ajudam no gerenciamento de equipes. O objetivo é que esses alunos sejam capazes de desenvolver os membros de sua equipe para alcançar melhores resultados. A carga horária é de seis horas.
4. Diversidade nas Organizações (FGV)
O curso online e gratuito oferecido pela FGV busca, por meio de um jogo, apresentar os fundamentos e impactos da implantação de políticas de inclusão nas empresas. Com uma carga de 15 horas, o Diversidade nas Organizações discute o espaço de mulheres, negros e portadores de deficiência nas organizações.
5. Como fazer investimentos - básico (FGV)
Em 12 horas, o curso online tem o objetivo de dar o embasamento necessário às pessoas e famílias que tenham condições de realizar investimentos. Além disso, oferece maneiras para que os objetivos financeiros do investidor sejam alcançados de maneira mais fácil. Para quem já realizou o nível básico, a FGV também oferece um curso avançado sobre o assunto, que tem duração de oito horas.
FONTE:http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/04/5-cursos-gratuitos-para-empreendedores.html