09/11/2020

5 estratégias da Turma da Mônica para se manter atual nas redes sociais

Com cerca de 60 anos de história, a marca mantém a relevância na internet; ver o que está bombando e saber o que funciona em cada plataforma são algumas das táticas.

Quando a Mauricio de Sousa Produções (MSP) surgiu, em 1959, as redes sociais como Twitter, Instagram e YouTube estavam muito longe de existir. Mas, décadas depois, a marca consegue se atualizar e adaptar o conteúdo para se manter relevante. A Turma da Mônica também faz sucesso na internet: só no Instagram quase 1 milhão de seguidores acompanham as novidades.

“Nosso público-alvo das redes sociais são, principalmente, os fãs dos personagens. Pela história de mais de 60 anos de Mauricio de Sousa Produções, temos fãs de todas as idades. São mais de três gerações”, diz Marcos Saraiva, diretor de desenvolvimento comercial da MSP e responsável pelo conteúdo que vai para as redes sociais. Por isso, ele diz, muitas pessoas se surpreendem ao saber que a turminha do bairro do Limoeiro oferece conteúdos que fazem referência à atualidade.

“A Turma da Mônica sempre foi atual e faz parte da nossa trajetória observar as tendências para acompanhar o nosso público. A essência dos personagens não muda, mas eles se adaptam facilmente ao contexto de cada tempo”, diz o diretor. Ele dá o exemplo de quando, na década de 1960, a Mônica foi criada a pedido dos próprios leitores e já chegou como dona da rua. "Essa é uma das filosofias do Mauricio: os personagens têm que estar onde os fãs estão. No digital não é diferente."

O sucesso é comprovado em números: na última semana de outubro, a MSP registrou no digital (incluindo todas as suas plataformas) um alcance potencial de 98 milhões de usuários. É um crescimento de mais de 106% em relação ao período anterior, diz o diretor. No Youtube, o canal Turma da Mônica chegou aos 15.874.299 seguidores, um aumento de 158.056 em um mês.

 

Para se dar bem nas redes sociais, a marca tem algumas estratégias:

Mônica Toy

Segundo Saraiva, a primeira ferramenta para fortalecer a presença da marca no universo digital foi a Mônica Toy, que tem seu conteúdo desenvolvido exclusivamente para o online. Hoje, as animações de 30 segundos já somam 4,5 bilhões de views. “Seu formato ágil nos permite atravessar fronteiras sem precisar de tradução, pois possui uma linguagem universal criada com foco no público jovem-adulto geek”, diz o diretor.

Descobrir o que funciona em cada rede

Segundo o diteror, cada perfil conta com um público e linha editorial, mas todos são sustentados por três pilares: diversidade, educação e entretenimento.

Para saber o que é melhor para cada plataforma, a marca monitora performance das publicações e faz ajustes se for necessário. "Um passatempo pode não funcionar em um perfil, mas pode ser um sucesso em outro", diz Saraiva.

Um exemplo são os posts comemorativos, que vão bem no Facebook, mas não causam tanto engajamento no Instagram. "Observamos esse tipo de comportamento para repensar a distribuição dos conteúdo."

Ver o que está bombando na internet

A equipe também fica de olho no que está fazendo sucesso na internet e nos memes mais engraçados — que são bem recebidos pelo público. “Eles não são planejados. Isso parte do senso de oportunidade de quem acompanha as tendências e traz o meme para o nosso universo”, afirma o diretor. A equipe avalia se a proposta é interessante e como pode ser usada — sempre respeitando as características dos personagens.

 

Saraiva cita o caso das irmãs apagando as velinhas de aniversário que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. O meme foi usado como referência em uma publicação com a Denise e o Cebolinha, que fazia aniversário naquela semana. Em outro momento, eles também incluíram o Cascão na paródia “Darquê”, uma referência à série Dark.

Webcomic da Denise

A Denise se tornou uma das queridinhas nas páginas da Turma da Mônica, e hoje é a personagem principal de uma webcomic criada exclusivamente para o Instagram. “Pensando nos 15 minutos de fama que as redes sociais permitem, escolhemos uma personagem secundária para protagonizar nossa primeira webcomic”, diz Saraiva.

A história Denise Rainha Guerreira Fada Sensata Protagonista está entre as publicações que mais engajam no digital, segundo o diretor.

Aniversário do Cebolinha

A empresa também sabe usar bem as datas comemorativas e, em especial, o aniversário de 60 anos do Cebolinha, que foi comemorado em 2020. Foram realizadas diversas ações temáticas em todas as 16 redes da MSP, com posts temáticos, tirinhas, quiz, passatempos, wallpapers, episódios especiais e vídeos com celebridades e influenciadores. O vídeo de parabéns atingiu, em média, mais de 300 mil visualizações em diferentes plataformas.

Além disso, a empresa criou dois filtros temáticos no Instagram especificamente para o aniversário do Cebolinha, que teve mais de 180 mil impressões. Foi tanto sucesso que Cebolinha ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter e recebeu homenagens de diversos perfis de impacto.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Diversao-e-turismo/noticia/2020/11/5-estrategias-da-turma-da-monica-para-se-manter-atual-nas-redes-sociais.html