Os períodos de fim e começo de ano costumam ser de planejamento para boa parte das empresas. Para ajudar nisso, o Movimento Empreenda tem seis ferramentas que podem ser muito úteis nesta fase:
Definição de metas para pequenas e médias empresas: A definição de metas é um clássico desse período. Provavelmente será a primeira ferramenta a usar entre estas seis. Esta versão do Movimento Empreenda foi desenhada para pequenas e médias empresas, em especial as pequenas mesmo. Com ela, será possível entender melhor os conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas diferentes. Estabelecer metas factíveis é importante para o sentimento em relação ao retorno do negócio. De nada adianta prever algo impossível para colher as frustrações de chegar ao final do período sem conseguir chegar perto do imaginado. Rever as metas de tempos em tempos também é importante para acomodar os números ao retorno da sua empresa.
Planilha para projeção de vendas: Em paralelo à definição das metas, você poderá usar a planilha de projeção de vendas, que vale tanto para produtos quanto para serviços. Em geral, empreendedores tendem a ser muito otimistas com as perspectivas de vendas e a planilha ajuda a pôr o pé no chão e analisar os dados com mais objetividade. Ela está dividida em quatro abas, com um resumo da projeção de vendas, as projeções em si, a sazonalidade do negócio e o que fazer para conquistar as metas.
Matriz BCG: No momento de se dedicar à planilha de projeção de vendas e à definição de metas pode ser também uma boa hora para analisar a rentabilidade dos produtos e serviços que você oferece. Para isso, use a Matriz BCG, que divide tudo em quatro grupos: os vacas-leiteiras geram muito lucro sem que o empreendedor precise vender muito nem investir tempo e esforço em marketing e vendas. Os produtos estrelas geram muito lucro, mas, em contrapartida, exigem um bom investimento para dar o retorno esperado. Os produtos ponto de interrogação estão em uma fase nebulosa: ainda não geram muitos lucros e, ainda por cima, exigem altos investimentos em marketing. Já os abacaxis só dão trabalho. Eles não vendem bem, não têm boa margem de lucro e, consequentemente, não contribuem satisfatoriamente para o faturamento da empresa. São aqueles que podem ser descontinuados.
OKRs para startups: A OKR é uma ferramenta de gestão de pessoas que você deve usar para gerenciar seu time no caminho dos resultados esperados. Ao definir os objetivos e avaliar os resultados, a ferramenta é útil porque cria um sentimento de desafio em cada pessoa. Pode ser adotada logo no começo do ano, pois os ciclos são trimestrais. Para isso, deve-se estabelecer um ou alguns objetivos para a empresa, os principais executivos, os departamentos, os times e as pessoas. Para cada objetivo, definem-se alguns resultados-chave a atingir no trimestre. Ao final de cada ciclo, é preciso fazer um balanço e definir os próximos passos.
Avaliação de sócios em 4D: A Avaliação de sócios em 4D se propõe a apurar tanto o desempenho passado quanto as contribuições futuras de cada um dos envolvidos no negócio, principalmente no que se refere ao desenvolvimento da empresa e ao compromisso dos sócios, ainda que eles sejam investidores sem atuação direta. A avaliação é feita a partir da reflexão sobre quatro objetivos básicos: aumento de receitas de curto prazo, saídas de caixa de curto prazo, aumento da competitividade da empresa no médio prazo e melhora do significado da existência do negócio no longo prazo.
Matriz de gestão do tempo: Nada melhor que o começo do ano para fazer um balanço das atividades e se planejar melhor. Está difícil dar conta da lista de tarefas? Será que você realmente precisa fazer tudo ou pode delegar funções a outras pessoas? A Matriz de gestão do tempo tem como propósito fazer com que você defina o que é importante e o que é urgente, ou combinar as duas coisas. A partir disso, você define as prioridades.
Fonte: http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/2014/12/6-ferramentas-para-usar-no-inicio-do-ano-298.html