Do primeiro contato ao fim do acordo, confira dicas para ser bem-sucedido neste modelo de negócio
No entanto, se alguns cuidados forem tomados, o franchising é uma boa alternativa para empreendedores. "O empreendedor precisa ter alguns cuidados para prosperar", afirma Ana Cristina Von Jess, diretora jurídica da Associação Brasileira de Franchising (ABF) do Rio de Janeiro.
Ana Cristina foi uma das convidadas do Fórum de Franchising, evento que ocorre dentro da Expo Franchising ABF Rio 2016, feira de franquias que será realizada no Riocentro até sábado (8/6).
Confira dicas da especialista para ter sucesso no franchising:
1. Descubra se você tem o perfil de um gestor de franquias
Um dos dilemas de empreendedores iniciantes diz respeito à escolha entre uma franquia e um negócio próprio, criado do zero. "Franquias têm menos chance de fracasso que negócios próprios, mas exigem investimentos mais altos. Além disso, impedem que o empreendedor faça mudanças na sua operação. Tudo é pré-definido", diz Ana Cristina.
Com isso em mente, o empreendedor deve se perguntar se tem condições de custear os investimentos em uma franquia e se consegue se adequar ao formato mais "engessado" deste modelo de negócio. Se uma das respostas for negativa, talvez seja melhor fazer outra coisa.
2. Escolha bem sua franquia
O franchising tem inúmeras opções de negócios. Como escolher um negócio realmente bom? Segundo Ana Cristina, um bom filtro é focar apenas em redes que façam parte da ABF. "As empresas devem obedecer a critérios de qualidade exigentes para fazer parte da associação", afirma.
A ABF tem outra forma de aferir a qualidade das franquias: o Selo de Excelência, conferido apenas a redes cujos franqueados estão muito satisfeitos com o negócio.
3. Barganhe com marcas mais novas
Um dos motivos que levam alguém a comprar uma franquia tem a ver com a aquisição de uma empresa já consolidada. "Quem abre um McDonald's leva consigo toda a força da marca", diz Ana Cristina.
Mas o que fazer ao negociar com uma franquia nova, sem muitas unidades? Deve-se deixá-la de lado? Para a diretora da ABF, a resposta é não. "O McDonald's já teve esse problema um dia. Hoje, é gigante. Pode valer a pena investir em uma marca iniciante, mas é importante tentar ganhar uma vantagem nestes casos, como negociar um investimento inicial menor."
FONTE:http://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2016/10/7-cuidados-para-ter-sucesso-com-uma-franquia.html