21/09/2017

“A COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL PARA O SUCESSO DE UM NEGÓCIO FAMILIAR”

Para o canadense David C. Bentall, especialista nesse tipo de empresa, executivos devem conversar frequentemente e trabalhar na resolução rápida de problemas.

Empreendedores brasileiros adoram trabalhar com seus entes queridos. De acordo com um estudo da PwC divulgado no fim do ano passado, 80% das 19 milhões de empresas brasileiras são familiares.

Este tipo de negócio tem seus lados positivos e negativos. A opinião é do canadense David C. Bentall. Em 1988, tornou-se o presidente da Dominion, uma construtora fundada por seu pai. Ele permaneceu no cargo por sete anos.

Hoje, Bentall comanda a consultoria Next Step Advisors e é um dos grandes especialistas mundiais em negócios familiares. “Essas empresas costumam operar em uma perspectiva de longo prazo e têm uma cultura mais bem estabelecida. Por outro lado, problemas pessoais entre os parentes podem respingar no negócio e prejudicá-lo”, diz.

Bentall falou com exclusividade a Pequenas Empresas & Grandes Negócios sobre os prós e contras de uma empresa familiar, da sucessão do comando do negócio e de dicas para que essas organizações consigam ser mais longevas.

Para o especialista, comunicação entre os membros da família é essencial para o sucesso do negócio. Bentall também sugere que este tipo de empresa tenha um conselho de administração, composto por alguns executivos que não pertencem à família – o que ajudaria na resolução de conflitos. Confira a entrevista:

Quais os pontos positivos de um negócio familiar?
Empresas comandadas por parentes comumente apresentam quatro vantagens competitivas: foco maior no longo prazo, uma cultura mais bem estabelecida, relacionamentos mais frutíferos com os clientes e fornecedores e uma habilidade maior de responder rapidamente a oportunidades de negócios.

Esses quatro fatores fazem com que negócios familiares de todo o planeta tenham retornos financeiros maiores que empresas convencionais. Além disso, também são mais longevas. Há estudos que indicam que empresas familiares costumam durar duas vezes mais que outros negócios.

E quais os pontos negativos deste tipo de empresa?
Há um ponto principal. Frequentemente, os desafios emocionais e de relacionamento que existem na família podem “respingar” na empresa. Um dos principais resultados negativos dessa situação é a tomada de decisões com base em emoções.

Quais os principais erros cometidos em uma empresa familiar?
São dois os grandes deslizes. O primeiro tem a ver com a falta de comunicação. Muitos negócios familiares desenvolvem o hábito de evitar discussões mais complicadas e só tocar no assunto quando a situação está incontrolável.

O outro é um foco excessivo nos negócios e não nas relações familiares. Um negócio forte pode trazer riqueza, mas não necessariamente vai estreitar os laços entre os membros da empresa. Por isso, é importante cultivar esse relacionamento. Isso depende de tempo, esforço e comprometimento de todos.

Como preparar as gerações mais jovens para comandar a empresa?
Há quatro coisas que devem ser feitas para aproximar os jovens e preparar a sucessão. A primeira é mostrar como a empresa funciona enquanto eles forem jovens, por exemplo durante as férias escolares.

A segunda é fazer com que os jovens obtenham uma educação formal relevante. A terceira é exigir que eles tenham uma experiência de trabalho em outro lugar, em um período que varie idealmente de cinco a 10 anos.

A última é que, quando as novas gerações começarem a trabalhar na empresa, que recebam um trabalho de verdade, com um chefe de verdade, feedbacks sinceros e um acompanhamento de qualidade.

Existe uma hora certa de escolher um “herdeiro” para comandar o negócio?
É melhor eleger a pessoa em um momento próximo à saída do gestor atual. Explico por que com um exemplo. Meu pai foi o CEO da nossa empresa por 25 anos. Ele queria que eu o sucedesse e deixou isso claro muito cedo.

Isso fez com que muitos familiares, acionistas e parceiros me diminuíssem. Uma solução melhor seria adiar o anúncio oficial do sucessor até houver uma data para a saída do gestor atual, mais ou menos um ano antes da troca do comando.

Como escolher um sucessor de uma empresa familiar?
Em uma empresa convencional, o conselho de administração é responsável pela seleção do novo presidente ou do CEO.  Negócios familiares devem seguir o mesmo caminho e também ter um grupo como esse.

Por mais que a empresa seja comandada por parentes, é ideal ter um conselho competente e experiente, com pelo menos três diretores que não sejam da família. Também é importante que o conselho concorde com a estratégia futura da empresa, para que se selecione uma pessoa adequada a esses planos.

Também indico que os membros “independentes” do conselho fiquem incumbidos de criar uma “força tarefa”, responsável por indicar nomes, pertencentes à família ou não, e recomendar um sucessor.

O que fazer se ninguém da família é capaz de administrar o negócio?
Antes de tudo, é importante que os comandantes da empresa capacitem as gerações mais novas para assumir a empresa. Se isso não surtir efeito, é importante recrutar pessoas que não sejam da família para participar do conselho de administração ou até mesmo indicar alguém “de fora” para cuidar da empresa.

Há alguma maneira de evitar conflitos de geração em um negócio familiar?
Sempre haverá conflitos. No entanto, esses embates não necessariamente são ruins. As famílias podem administrar esses conflitos de forma construtiva, da mesma forma que um casal pode aprender a discordar respeitosamente e gentilmente de seu parceiro.

E como administrar esses problemas?
Comunicação é essencial. Os empresários familiares devem ter boas habilidades de comunicação. Devem expressar suas ideias de forma clara e respeitosa e precisam ser bons ouvintes. Também é essencial que os conflitos sejam resolvidos antes que fiquem grandes demais.

Gestores mais experientes podem ser mais resistentes à inovação. Como fazer com que o negócio nunca fique para trás?
Dois dos pontos que já foram citados são bastante úteis para a criação de processos inovadores. Ter um conselho de administração ajuda na resolução de conflitos entre gerações. Os membros “independentes” do conselho conseguirão entender, de forma melhor que um familiar mais conservador, se uma ideia é boa ou não.

Também disse que a experiência dos jovens em outras empresas é importante para seu sucesso no negócio familiar. É mais fácil que as ideias deles sejam ouvidas se eles conquistaram respeito e credibilidade nos lugares onde trabalharam.

Outro caminho é permitir que os jovens da família coloquem suas ideias em práticas em projetos paralelos, com uma ajuda modesta da empresa matriz. Se o projeto der certo, o negócio familiar pode investir mais e eventualmente incorporar o que foi conquistado lá. 

David C. Bentall no Brasil
Neste mês, a HSM Educação Executiva realizará o eventoFamily Business – Gestão de Alta Performance com o especialista canadense. O evento será realizado em Campinas no dia 27/9 e em Fortaleza em 27/9. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Fonte:http://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2017/09/comunicacao-e-essencial-para-o-sucesso-de-um-negocio-familiar.html