09/09/2020

Aplicativo ajuda na contratação de freelancers que fazem serviços para a casa

Marcus Felipe Silva Coelho teve a ideia de criar o aplicativo Moleza em 2017, quando estava na faculdade e precisava de um serviço de diarista confiável.

Quando estava morando em uma república com outros estudantes universitários, Marcus Felipe Silva Coelho sentia falta de um serviço de diarista eficiente e confiável. Para resolver o problema, decidiu criar o Moleza, aplicativo para contratações de serviços diversos para casa. Desde que começou a operação, em fevereiro de 2019, o negócio faturou R$ 200 mil.

Na época em que teve a ideia de criar o app, ainda em 2017, Marcus morava na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, e precisava encontrar um profissional para limpar a residência — mas teve dificuldades. “Tive que sair de casa e perguntar para uma profissional que realizava a limpeza da rua se ela conhecia alguém. Ela indicou sua cunhada para realizar o serviço”, diz Marcus.

Quando a profissional chegou à república de estudantes, ela cobrou um valor que eles consideraram muito acima do esperado. Marcus acredita que a profissional pensou que eles teriam muito dinheiro por morarem em um bairro de classe alta. Os estudantes então decidiram não contratar o seu serviço.

Após fazer uma pesquisa sobre o setor, Marcus descobriu que a maioria dos profissionais freelancers tendem a cobrar de acordo com o bairro do cliente e não pelo tipo de serviço. “Não achei isso justo e resolvi criar um aplicativo em que os valores seriam de acordo com o tamanho da residência e as atividades a serem feitas. Isso seria justo para o cliente e para o profissional”, afirma.

Para começar o negócio, ele pediu ajuda de sua namorada, Luana Andrade, que é publicitária. Juntos, eles começaram a fazer planos de negócios e estudar maneiras de como se destacar no setor. 

Ao fazer as primeiras entrevistas com os profissionais, Marcus percebeu que eram pessoas que já haviam passado por muitas dificuldades e abusos no trabalho. Foi quando ele decidiu que precisaria focar mais na qualidade de vida dos trabalhadores.

“Percebemos que a maioria das empresas só foca no dinheiro e não queremos ser assim”, diz o empreendedor. Ele começou a oferecer benefícios aos profissionais de seu aplicativo, como bolsas de estudo, vale-compras de farmácias e palestras sobre finanças. “Vimos que focar nos profissionais também seria uma forma de impressionar os clientes”, afirma.

Atualmente, o aplicativo oferece uma série de serviços além de diaristas. É possível contratar babás, cuidadores de idosos, eletricistas e bombeiros hidráulicos.

Com a pandemia do coronavírus, eles precisaram encontrar uma alternativa para pessoas que não podem receber profissionais em sua casa. A solução foi um atendimento virtual personalizado em que o cliente pode mostrar o problema que tem em casa e um profissional explica diretamente o que ele deve fazer para consertar. “É muito mais específico do que se a pessoa for atrás de um vídeo do YouTube para tentar resolver o problema", diz Marcus.

O negócio está fazendo tanto sucesso que o ator Lázaro Ramos os convidou para participar de uma live para falar sobre o aplicativo. “Durante a pandemia, ele estava falando sobre empreendedores que estavam se reinventando na crise. Ele gostou da nossa história e nos chamou para participar de uma live com ele".

Por enquanto, a empresa está focada em cidades pequenas que tenham até 500 mil habitantes, concentradas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. O próximo passo é expandir para Vitória, capital do Espírito Santo, e depois para as outras capitais do sudeste.

Até o momento, mais 200 foram profissionais impactados, com mais de 6,5 mil pedidos. A empresa tem um crescimento de 20% por mês.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2020/09/aplicativo-ajuda-na-contratacao-de-freelancers-servicos-para-casa.html