26/05/2022

Após criar linha de cosméticos, irmãs estimulam outras mulheres da periferia a empreender

As irmãs Sheila Makeda, 44 anos, e Shirley Leela, 47, ainda eram adolescentes quando tiveram no exemplo da mãe, a dona Sandra, as primeiras lições de empreendedorismo (sem contar todos os outros ensinamentos). Hoje, são elas que inspiram outras mulheres, sobretudo mulheres negras e periféricas.

 

Sócias na Makeda Cosméticos, fundada em 2012, elas perceberam que o negócio não podia se limitar a uma marca própria de produtos para cabelos crespos e cacheados. Pela empresa, seria possível causar impacto social positivo e, assim, manter também valores que aprenderam cedo.

 

“Nossa mãe era muito transparente, verdadeira e íntegra em tudo que fazia. Isso era muito forte”, explica Sheila, enquanto a irmã acrescenta organização, amor e cuidado com o cliente como heranças deixadas por dona Sandra, a Rainha Sandra, como elas costumam chamar.

 

A mãe faleceu em 2020, deixando um legado cada vez mais compartilhado: da Makeda Cosméticos nasceu o projeto Makeda Terapeutas. Com foco na qualificação, as filhas de Sandra transformam vidas e fortalecem o afroempreendedorismo, iniciativa que fez da dupla personagem de abril nas inserções do VAE na Globo e na Globo News.

 

Mulheres negras e empreendedoras, elas compartilham suas experiências, capacitam outras mulheres e são exemplo de superação, empoderamento e força. Moldadas pela mãe, elas sabem o quanto é desafiador ter de batalhar por oportunidade, renda e até pela dignidade. E sabem também o quanto uma vida pode ser transformada a partir de uma porta que se abre.

 

Dona Sandra, após trabalhar como doméstica e vender muito bolo e cachorro-quente, trabalhou com as filhas em uma empresa americana de cosméticos, com produtos e técnicas para cabelos crespos. Nascia ali, em 1992, a ligação com o universo capilar.

 

Cabelos como símbolo de poder

 

Na linha do tempo, a abertura de um salão e o aumento dos trabalhos como técnicas capilares em eventos. E se a Makeda Cosméticos virou realidade em 2012, dá para imaginar quanto trabalho foi necessário até que criassem seus métodos inovadores e produtos próprios capazes de estimular as mulheres a ativarem seu poder (e seus cachos) em uma época em que a moda era fazer alisamento. A Makeda Terapeuta chegou depois e expandiu o negócio.

 

“Quando desenvolvemos o projeto, pensamos num lugar onde a gente pudesse ajudar mulheres negras a empreender”, explica Shirley.

 

Nos cursos, atualmente 100% online, as irmãs ensinam seus métodos às alunas, que também acessam conteúdos de gestão de negócios e marketing. Elas saem aptas a oferecer o tratamento, usar a marca para abrir seus próprios negócios e a revender produtos Makeda, como kits de hidratação, manutenção e tratamento.

 

Fonte:https://www.ideiapositivaonline.com.br/noticia/ideias-positivas/apos-criar-linha-de-cosmeticos-irmas-estimulam-outras-mulheres-da-periferia-a-empreender