04/03/2021

Após se tornar mãe, engenheira larga carreira para empreender com enxovais criativos

Thais Carballal é fundadora da Mooui, que cresceu 118% em 2020 com e-commerce que vende roupas e itens de decoração autorais.

Em 2015, maternidade, mudança de cidade, experiência corporativa em gestão e uma vontade latente de empreender motivaram Thais Carballal, 39, a criar a Mooui, empresa de decoração com foco em enxovais infantis criativos. Formada em engenharia civil, a empreendedora trabalhou em grandes empresas ao longo da carreira, até que largou tudo para ser dona do próprio negócio.

Carballal sempre gostou muito de ler, e descobriu também um apreço especial por arquitetura e decoração quando precisou montar a própria casa. Ao dar à luz sua primeira filha percebeu que poderia unir suas paixões para criar um negócio. “Havia uma lacuna no mercado para enxoval de bebê. Era tudo muito igual, rosa ou azul, sentia falta de algo mais moderno e autoral. Tanto que precisei montar o meu próprio enxoval com garimpos que fiz no exterior, não consegui achar marcas brasileiras. Fui pesquisar e descobri que a mentalidade lá fora já era outra.”

 

Nessa época, por volta de 2014, Carball morava em São Paulo com a família, mas o marido recebeu uma proposta para ir trabalhar em Londrina, no Paraná. Foi a deixa que ela precisava para ir atrás do que acreditava. “Ao me dedicar 100% ao negócio, ganhei outra velocidade. Recorri a vários aprendizados e experiências que tive ao longo da vida para ser assertiva na hora de abrir a empresa.”

Ela conta que o investimento inicial foi de apenas R$ 5 mil, mas que conseguiu se planejar para capitalizar o negócio rapidamente, algo que havia aprendido na gestão de projetos das empresas pelas quais passou. “Fomos negociando valores e entregas com fornecedores e buscando prazos maiores para pagamentos até termos estoque e caixa mais reforçado.”

 

plano de negócios da empresa previa apenas a produção e venda de itens com design próprio, mas no início ela recorreu à estratégia de revender alguns produtos que tinham sinergia com a Mooui para também aumentar o capital do negócio. No entanto, a ideia não era tornar a prática algo permanente. “Eu sabia quando ia começar e quando tinha que parar de revender.” 

O principal diferencial da Mooui é o design. Em quase seis anos de existência, a empresa já elaborou cerca de 1000 desenhos diferentes – 75% foram feitos pela própria empreendedora, em parceria com uma designer da empresa. Os outros 25% foram encomendados, mas com especificações pensadas por Carballal. “As inspirações vêm de livros que eu leio, de viagens, da minhas experiências de vida. Todo ano temos um tema que norteia as nossas coleções. Em 2020 era ‘Olhares do Mundo’, já neste ano será sobre as sete artes.”

Além das linhas tradicionais, a coleção Somos Mulheres, com desenhos de grandes personalidades da história como Cleópatra, Frida Kahlo e Carolina de Jesus, foi uma das que mais se destacou no ano passado, e até ganhou uma reedição na nova coleção, chamada de Mulheres do Mundo.


A própria experiência como mãe e consumidora ajudou Carballal a moldar o modelo de negócio. Para que as peças tenham mais durabilidade, apostou em fios mais caros, mesmo sabendo que isso restringiria o público, em um primeiro momento. Outra sacada foi só vender o que tem a pronta entrega, com exceção dos papéis de parede, que precisam ser personalizados para cada ambiente.

 

“Focamos no perfil do consumidor de hoje. Não vamos fazer a mãe esperar 90 dias para receber o enxoval.” Também é possível comprar peças avulsas, o que, de acordo com ela, estimula um consumo mais consciente.

Essa preocupação também se reflete no controle da pegada ambiental deixada pelo negócio. "Os itens são enviados dentro de uma sacolinha estampada de tecido que os protegem dentro da caixa de papelão. Conseguimos abolir o plástico de uso único, dessa maneira não agredimos o meio ambiente."

As primeiras divulgações aconteceram pelo Instagram pessoal de Carballal. “Sempre que nasce um bebê, nasce uma mãe blogueira”, brinca. Em quatro meses de operação, a empresa conseguiu realizar a primeira venda, em março de 2015. Isso ajudou a marca a crescer nas redes sociais e ganhar o boca-a-boca virtual em pouco tempo. Só no Instagram a Mooui já tem mais de 400 mil seguidores.

Durante a pandemia, a empresa dobrou o faturamento – e a equipe. Hoje, são 16 pessoas que trabalham no negócio. Ela não revela valores, mas conta que na comparação entre 2019 e 2020 teve um aumento de 95% em pedidos e 118% em faturamento. “Ao longo dos meses, as pessoas perceberam que a pandemia iria durar por mais tempo. Assim, passaram a valorizar a questão de ficar em casa e nosso segmento teve um boom, que mudou nosso patamar e não baixou mais.”

Outro desafio enfrentado pelo setor têxtil em 2020 foi a falta de matéria-prima na indústria, que acabou atrasando entregas em diversas empresas. A empreendedora conta que conseguiu driblar esse período por ter se precavido e feito um pedido de estoque acima do comum nos primeiros meses do ano. Isso a ajudou a passar por 2020 com produtos nas prateleiras virtuais. “Estávamos capitalizados no início da pandemia e resolvemos apostar alto, pedimos bastante estoque. Foi um risco grande que assumimos, mas que acabou valendo a pena depois.”

Apesar do aumento nas vendas, os principais produtos ainda se mantém os mesmos: decoração infantil responde por 85% da receita da empresa – e ela nem espera que isso mude tão cedo.

Carballal diz que já foi abordada algumas vezes para revender as peças em outras lojas, mas que esse não é o seu objetivo. “A gente faz gestão de orçamento desde antes de ter um orçamento. Levamos todos os custos sempre na ponta do lápis. Antes de iniciar, já sabíamos onde queríamos chegar e qual seria o nosso propósito. Desde sempre sabíamos que nosso foco seria ter um e-commerce próprio e não nos desviamos disso.”

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2021/03/apos-se-tornar-mae-engenheira-larga-carreira-para-empreender-com-enxovais-criativos.html