30/06/2020

Aprender novas habilidades pode ajudar a sobreviver à crise. Saiba como

A pandemia do novo coronavírus acelerou a era digital. Especializar-se na área da tecnologia é uma forma de continuar trabalhando.

pandemia do novo coronavírus já deixa marcas profundas na economia global. Os que desejam sobreviver à crise devem se destacar a partir de algum diferencial. Você já se perguntou o que pode fazer para encontrar um novo emprego em caso de demissão ou como mudar de carreira e se estabelecer em um novo setor para aliviar os sintomas da retração econômica?

Ainda que empresas e líderes estejam elaborando estratégias de recuperação, o impacto negativo pode durar por muito tempo. A oferta e a demanda de diversos setores estão sendo alteradas – seja temporária ou permanentemente. Estimativas mostram que quase 3 bilhões de pessoas estão sendo afetadas pelos efeitos causados pela pandemia da Covid-19.

Para se manter ativo em um cenário de imprevisibilidade e incerteza, é necessário preparar-se com habilidades que supram as necessidades do futuro, principalmente no ambiente digital. A Forbes fez uma lista de algumas maneiras de sobreviver e ter sucesso durante a crise. Confira:

Trabalhe na melhoria do que você já sabe fazer: Aprimorar suas habilidades já existentes é uma forma de se preparar para aprender novas aptidões, como se desenvolver no setor de tecnologia. 

 

Analise sua lacuna de habilidades: No que você precisa melhorar? Comece listando o que você não sabe fazer e compare com suas competências atuais. Em seguida, busque formas de preencher esse espaço vazio.

Expanda seu conjunto de skills: Você pode já saber como fazer muitas coisas, mas às vezes isso pode não ser o suficiente. Em um cenário altamente digitalizado, como o que estamos vendo durante a pandemia, é essencial expandir sua base de conhecimentos e se abrir a novas descobertas.

Estabeleça uma meta de carreira: Isso o ajudará a se desenvolver profissionalmente. Antes de aprender algo novo, pergunte a si mesmo: por que quero adquirir essa nova habilidade? Onde quero estar após aprendê-la? Ter o resultado em mente ajuda a manter a motivação durante o processo de aprendizado.

Participe de seminários online: Diversas plataformas digitais estão promovendo webinars e oficinas de programação online. Ao participar desses seminários, você entra em contato com especialista de diferentes empresas, e isso fará com que você dê mais direcionamento para seus novos conhecimentos.

Faça treinamentos e obtenha certificados: A participação em seminários é uma forma de aprender coisas novas, mas realizar treinamentos e adquirir os certificados de realização é uma forma de provar seu conhecimento. Inscreva-se em programas que ofereçam certificação e aproveite para se atualizar no mercado digital.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/noticia/2020/06/aprender-novas-habilidades-pode-ajudar-sobreviver-crise-saiba-como.html