06/05/2020

Atendimento em casa: empresa de profissionais de saúde aumenta equipe nessa época de pandemia

OLÁ, EMPREENDEDORES! DESTA VEZ, APRESENTAMOS A HISTÓRIA DE UMA EMPRESA DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE REALIZAM ATENDIMENTOS EM DOMICÍLIO E TEVE QUE AMPLIAR A EQUIPE PARA ESTE MOMENTO DE PANDEMIA. A SITUAÇÃO É DIFÍCIL, MAS REFORÇA A IDEIA DE QUE PRECISAMOS NOS CUIDAR CADA VEZ MAIS.  

 

O Doutores em Casa é um modelo de negócio idealizado para profissionais de saúde que querem empreender, sem abandonar vínculos empregatícios ou de trabalho. Começou a funcionar em 2017 e conta com vários profissionais de saúde, que atuam em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba.

Com as medidas de prevenção contra o novo coronavírus e as determinações do poder público pelo isolamento social, o atendimento domiciliar se tornou uma alternativa, mais segura e viável, para pessoas que possuem maiores necessidades de acompanhamento da saúde. Essa atenção em domicilio também contribui para contenção de novos casos de contaminação pela Covid-19 e prevenção de agravamento de pacientes com condições preexistentes.

A médica Jaylla Juvinianne Duarte Melo, idealizadora do projeto, fez intercâmbio na Califórnia – EUA quando teve contato com o surgimento da plataforma UBER, o que despertou nela a ideia de um modelo de negócio voltado para a sua área. “Pensei num UBER da saúde, uma forma que pudesse nos dar liberdade financeira, temporal e geográfica”, contou.

Natural da cidade de Custódia, no interior de Pernambuco, Jaylla fez residência de Ortopedia e Traumatologia em Campina Grande, na Paraíba, onde permaneceu morando. Mas, divide a atividade profissional entre a administração do Doutores em Casa e o de médica Plantonista no Hospital São Lucas, na ilha de Fernando de Noronha – PE.

Inicialmente, Jaylla abriu uma franquia home based de cuidadores de pessoas para ter noção de gestão e trabalho home office. Quando se sentiu segura, deu andamento à ideia inicial, o Doutores em Casa, em 31 de agosto de 2017.

“Depois de um ano morando em Fernando de Noronha e de validar o modelo de negócio home based, administrando o Doutores em Casa remotamente, lancei a microfranquia e expandi a empresa para João Pessoa”, disse.

A médica, que acumula também a formação de um MBA de Gestão em Saúde, administra o Doutores em Casa com o trabalho de gestão, escritório, marketing, Direito médico e profissionais de saúde conveniados.

Com a Pandemia, houve alterações na demanda de trabalho, que antes proporcionava em média de 10 a 15 atendimentos semanais de profissionais de saúde com nível superior e cerca de 20 a 24 plantões, de 12 horas por semana, de técnicos em enfermagem. Na Pandemia, aumentou a procura dos serviços, atendimentos e teleconsulta por viodeoconferência.

“Aumentei a presença digital produzindo conteúdo de gestão e trabalho home office. Também a procura por atendimento de profissionais, como médicos e enfermeiros, aumentou em 50%. Mas, dos técnicos em enfermagem houve uma queda, já que as pessoas estão em casa, sem trabalhar, e contratam poucos cuidadores”, considerou.

Segundo Jaylla, após a Pandemia, a perspectiva é que aumente os pedidos de atendimento domiciliar, devido à mudança de paradigmas durante a quarentena.

“O atendimento de técnicos em enfermagem é sempre crescente. Depois que as pessoas voltarem às suas rotinas, espero que o número de consultas continue crescendo, devido ao conforto evidenciado, e o de técnicos em enfermagem normalize e aumente também”, disse.

O Doutores em Casa oferece consultas de médicos, enfermeiros, nutricionista, sessões de fisioterapia, psicologia, além dos serviços de enfermagem domiciliar e acompanhamento hospitalar.

“A franquia atua com uma equipe de médicos atuantes na Paraíba, nas especialidades de Clínico geral e Médico da família, diretamente ligados ao modelo de negócio. Mas, também dispõe de contatos com geriatra, psiquiatra, ortopedista e uroginecologia”, disse Jaylla. “Pela franquia englobamos apenas o clínico geral e o médico da família. Se for necessário, no momento do atendimento, o paciente é encaminhado para unidades de saúde de urgência ou emergência. Nós ligamos para o SAMU e o paciente assina um termo de responsabilidade”, completou.

De acordo com especialistas, a medicina domiciliar é mais abrangente e acessível do que parece e seus custos são menores do que outros modelos de assistência em saúde. Além disso, é um modelo mais seguro para o paciente, susceptível a menos erros médicos e transmissão de doenças.

Fonte:https://blog.portalt5.com.br/ideiapositiva/2020/04/23/atendimento-em-casa-empresa-de-profissionais-de-saude-aumenta-equipe-nessa-epoca-de-pandemia/