13/11/2019

Black Friday chinesa começou no Brasil. Saiba a estratégia de AliExpress e outros sites

A startup curitibana EBANX, que oferece solução de pagamentos transfronteiriços e atende e-commerces da China, projeta números ainda melhores do que os de 2018.

Black Friday chinesa, conhecida como Dia dos Solteiros ou 11 do 11, começa hoje -- e incluirá o público brasileiro, com direito a um site que reúne as ofertas e campanha estrelada pela apresentadora Sabrina Sato.

Os descontos chegarão até 70% em produtos como eletrônicos, moda e utensílios de casa, com comércios eletrônicos chineses confiantes no aumento das vendas brasileiras sobre a mesma época do ano anterior.

É o que afirma a startup curitibana EBANX, que oferece uma solução de pagamentos transfronteiriços para negócios do mundo todo e incentiva o Dia dos Solteiros no Brasil desde 2017. Um de seus clientes por aqui é o AliExpress, principal expoente da Black Friday chinesa. O EBANX, já avaliado em mais de um bilhão de dólares, fornece 100 opções de pagamentos locais na América Latina para mil sites internacionais e 50 milhões de consumidores.

 

“Conhecíamos o tamanho do Dia dos Solteiros pelo mundo e sabíamos da importância de trazê-lo ao Brasil, por ser mais uma forma de dar acesso ao consumo por meio de grandes descontos”, afirmou Jaqueline Bartzen, gerente de marketing do EBANX, a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Há duas grandes diferenças em relação aos dois anos anteriores. As marcas chinesas se tornaram mais conhecidas dos brasileiros e a logística, grande empecilho para as compras feitas no outro lado do mundo, melhorou. Segundo o EBANX, o tempo médio de chegada de um pacote da China está em 26 dias.

Em 2018, mais de 450 mil pedidos foram feitos por consumidores brasileiros ao longo dos três dias de promoção, em cinco sites internacionais associados ao EBANX. É uma média de 100 pedidos por minuto, que somaram US$ 21 milhões (aproximadamente R$ 84 milhões) em vendas. A startup projeta números melhores em 2019 – e, principalmente, um maior entendimento dos brasileiros sobre o 11 do 11.

 

AliExpress, o maior e-commerce chinês
AliExpress, da gigante de tecnologia chinesa Alibaba, fundou a tradição do Dia dos Solteiros. O comércio eletrônico celebra a data desde 2009, como uma alternativa ao Dia dos Namorados. A ideia é comprar presentes para si mesmo, adquirindo envelopes vermelhos virtuais – na tradição chinesa, as pessoas se presenteiam com envelopes vermelhos com dinheiro dentro.

Ken Huang, diretor do AliExpress para a América Latina, afirmou anteriormente que a empresa está empenhada em praticar os menores valores do ano no Dia dos Solteiros – até menores do que os que serão oferecidos na Black Friday.

O AliExpress atua em mais de 200 países e está no Brasil desde 2013. O país é o seu quinto maior mercado consumidor, atrás de Rússia, Espanha, França e Polônia. Huang disse que a participação do país voltou a crescer em 2018, após queda motivada pela recessão econômica. “Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e temos certeza de que [o consumo] vai voltar a crescer o quanto antes.”

As promoções no Dia dos Solteiros deste ano serão de até 70% no AliExpress, totalizando US$ 300 milhões em descontos globalmente. Os envelopes vermelhos virtuais circulam das 5h da manhã de hoje (11) até às 3h59 de 13 de novembro, no horário de Brasília.

O Alibaba registrou US$ 30,8 bilhões em vendas (cerca de R$ 116 bilhões) no Dia dos Solteiros de 2018. É um aumento de 27% em relação à mesma data do ano anterior e representa mais do que os US$ 17,8 bilhões (cerca de R$ 71,2 bilhões) movimentados no Dia de Ação de Graças, na Black Friday e na Cyber Monday americanas de 2018.

Outros dois comércios eletrônicos chineses se aliaram ao EBANX para o Dia dos Solteiros. Na TiendaMia, as ofertas com até 50% de desconto começam na semana passada e vão até hoje (11). Os descontos serão aplicados a uma seleção de produtos nas categorias de brinquedos, maquiagem, relógios e tecnologia.

Já a UseGiraffe dará descontos de até 60% também até hoje em todas as categorias de produtos em sua plataforma, que incluem roupas femininas e masculinas, óculos de sol e relógios inteligentes.

Comércios eletrônicos que nem são chineses aderirem ao Dia dos Solteiros, caso da brasileira Lojas Americanas. “É um movimento similar ao da Black Friday, que começou nos Estados Unidos e se espalhou por diversos países. O Dia dos Solteiros se torna cada vez mais global”, disse Bartzen, do EBANX.

E as pequenas empresas?
Pequenas empresas também podem aderir ao Dia dos Solteiros. Bartzen defende que a data representa mais uma oportunidade de exposição de marca e de descontos aos consumidores, não competindo com as vendas da Black Friday e do Natal.

Porém, é preciso ficar de olho na regra básica de toda liquidação: priorize produtos que estejam encalhados no estoque, com pouco giro, e cuidado para que as porcentagens de desconto não corroam as margens do negócio a ponto de prejudicarem as finanças.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Mundo-digital/noticia/2019/11/black-friday-chinesa-comecou-no-brasil-saiba-estrategia-de-aliexpress-e-outros-sites.html