19/06/2023

Brigadeiro de milho renova gastronomia junina e gera renda na PB

Lídia Araújo mora em João Pessoa e encontrou nos doces o caminho do microempreendedorismo, com o "milhadeiro"

Milho, forró, quadrilhas juninas, comidas típicas e muita festa, quando se fala em Junho, principalmente no Nordeste do país, essas coisas vêm à mente de muita gente. Além da tradicional festividade, algumas pessoas enxergam na época uma oportunidade de potencializar o faturamento do seu pequeno negócio. Nessa hora, ideias criativas e inovadoras acabam se tornando um combustível e tanto para conquistar resultados.

Lídia Araújo é microempreendedora individual e trabalha junto com a mãe no bairro Gramame, Zona Sul de João Pessoa, há anos. Seja no período junino ou fora dele, a jovem tem o doce como base para produzir sua mercadoria. Na época das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, ela e a mãe comercializam o que já é tradicional, como bolo de milho e de canjica, mas algumas ideias diferentes surgiram no decorrer do tempo e estão caindo no gosto de seus clientes, a exemplo do "Milhadeiro", o brigadeiro gourmet à base de milho.

"As pessoas passaram a conhecer meu trabalho, principalmente durante as festas juninas, quando trabalho com os brigadeiros de milho" - Lídia Araújo

Ainda muito jovem e enfrentando alguns sintomas de depressão, Lídia foi aconselhada a desenvolver uma atividade como forma de terapia. Ela uniu essa vontade ao sonho de ter seu próprio negócio e de auxiliar sua mãe, que já trabalhava com bolos há bastante tempo, mas não tinha muita habilidade na confecção de doces.

"Eu trabalho com a minha mãe há mais de 4 anos, sempre a ajudei no ramo da doceria, mas nunca havia considerado a possibilidade de trabalhar com brigadeiros e por conta própria. Foi então que meu namorado sugeriu que eu fizesse um curso de brigadeiro gourmet. Comecei a pesquisar e encontrei um curso reconhecido pelo MEC, ministrado por algumas profissionais. Fiz o curso durante dois meses, e a partir daí surgiu a ideia"., explica Lídia.

Com muita vontade de fazer dar certo e muitas ideias na cabeça, a jovem foi logo atrás de qualificação e também de fazer o seu produto conhecido. Foi o pontapé inicial para um divisor de águas nos negócios.

"O curso abrangeu tudo, desde o básico até como vender. Comecei a praticar, divulguei e procurei algumas influenciadoras digitais para experimentarem meus produtos e divulgarem. As pessoas passaram a conhecer meu trabalho, principalmente durante as festas juninas, quando trabalho com os brigadeiros de milho e também atendo festas de aniversário de acordo com o pedido do cliente", complementa.

"O curso foi uma inspiração para obter novas ideias, sempre buscando o que está em alta para oferecer aos meus clientes" - Lídia Araújo

De olho no comportamento de seus primeiros clientes, a jovem passou a focar em períodos sazonais para ousar e criar produtos que pudessem fazê-la ter um diferencial em relação aos outros microempreendedores do ramo.

"Tenho mais de 40 receitas de brigadeiros no meu cardápio, e o diferencial é que posso trabalhar durante todo o ano, independente da ocasião, como casamentos, aniversários temáticos, Dia dos Namorados, São João, Natal, Réveillon. O curso foi uma inspiração para obter novas ideias, sempre buscando o que está em alta para oferecer aos meus clientes", compartilha Lídia.

Empreender sempre foi um desejo de Lídia, que buscava ter algo seu e obter retorno no que fazia. Essa realidade se concretizou através dos brigadeiros, complementando o negócio de sua mãe, que se especializou em bolos decorados para festas.

"Minha mãe é especialista em bolos decorados, mas não dava tanta atenção aos doces. Foi aí que decidi entrar nessa área e me especializar em brigadeiros gourmet personalizados e temáticos, de acordo com qualquer tema solicitado pelos clientes. Assim, quando alguém encomenda um bolo, já oferecemos o doce como uma opção completa para sua festa", explica Lídia.

Criatividade como ferramenta

Com sua determinação e dedicação, Lídia mostra como a criatividade e a vontade de inovar podem transformar uma terapia pessoal em um negócio próspero, aproveitando as oportunidades que o mês de junho traz.

Lídia diz que não se tratou apenas de uma ideia, mas de criatividade, alguns experimentos e também atitude. Essas são fórmulas que aliadas a uma boa orientação acerca dos negócios podem fazer toda a diferença no universo dos criativos.

"A ideia já está em execução e eles estão bem à frente daqueles outros, porque eles fazem coisas diferenciadas" - Rosário Brito

De acordo com Rosário Brito, analista de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lídia é um exemplo de microempreendedor criativo, que se destaca por oferecer produtos diferenciados.

"Os criativos também são colaboradores. Então, quando eles chegam aqui, nós percebemos que eles já têm a ideia. A ideia já está em execução e eles estão bem à frente daqueles outros, porque eles fazem coisas diferenciadas. Então, eles se sobressaem. Aqueles clientes procuram por eles, porque eles têm coisas que os outros não têm. Então, como nós podemos ajudar? A gente ajuda a formalizar. A gente presta consultoria para eles entrarem no mercado mais seguros, abrangendo mais clientes, de uma maneira mais robusta, emitindo nota fiscal, por exemplo. A gente dá todas as orientações e as consultorias", diz.

 

 

A analista acrescentou que, com foco na criatividade e diferenciação, o SEBRAE também orienta os empreendedores na elaboração de estratégias de marca, utilizando plataformas empresariais como o Instagram para atingir seu público-alvo de forma eficaz.

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