24/05/2019

CASAL VENEZUELANO LUCRA EM SP FAZENDO COMIDA PARA EVENTOS

Carlos Daniel Escalona e Marifer Vargas são os fundadores do Nossa Janela, que faz releituras de pratos de seu país com um toque brasileiro.

Jornalista de formação, o venezuelano Carlos Daniel Escalona, 35 anos, trabalhou durante nove anos em um canal de televisão estatal de Maracay, região central do país. “No último cargo que ocupei, como gerente de produção, era o responsável pela definição de orçamentos e identifiquei práticas de superfaturamento em alguns contratos. Ofereceram propina para que eu ficasse calado, mas não quis participar da jogada”, diz.

Daí para a frente, Escalona passou a sofrer perseguição política. Sua família recebeu seguidas ameaças de morte e ele foi vítima de um sequestro — ficou quatro horas em cativeiro antes de ser libertado. Era hora de deixar o país.

Em 2016, o venezuelano solicitou refúgio ao Brasil. Em São Paulo, viveu quatro meses na Casa do Migrante, período em que entrou em contato com a ONG Estou Refugiado, que auxilia pessoas a ingressarem no mercado de trabalho.

A primeira oportunidade foi como ajudante de cozinha no hotel Íbis, na região central da cidade. Decidido a empreender, participou de um curso da organização não governamental Migraflix para capacitar refugiados a abrir o próprio negócio. 

Em 2017, ao lado da namorada venezuelana, Marifer Vargas, que havia acabado de chegar ao Brasil, fundou o Nossa Janela, empresa de catering para eventos corporativos. “Nosso foco são as releituras de pratos venezuelanos com um toque brasileiro”, diz o empreendedor.

Hoje, a empresa realiza eventos para empresas como Facebook, LinkedIn, Mapfre e Roche, entre outras. A meta para 2019 é passar a fornecer café da manhã para hotéis. “Vamos alugar uma cozinha profissional para atender à demanda, que não para de crescer”, afirma Escalona.

Festa interativa

Culinária de origem 
“O consumidor brasileiro gosta de anedotas e experiências. É um cliente muito curioso, quer aprender coisas novas”, diz Escalona. Por conta disso, o casal fez uma extensa pesquisa sobre a história dos ingredientes e da culinária venezuelana.

Durante os eventos, eles conversam com os presentes sobre a origem dos pratos e a cultura de seu país. “Mais do que servir comida, sou um contador de histórias. O próximo passo será produzir conteúdo audiovisual”, diz Escalona.

Convidados no fogão
Além de eventos com conteúdo, o casal oferece também a opção de jantares e festas interativas, em que os participantes ajudam a preparar os pratos. “Muitos clientes não desejam apenas jantar. Eles querem participar de todas as etapas do encontro”, diz.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Alimentacao/noticia/2019/05/casal-venezuelano-lucra-em-sp-fazendo-comida-para-eventos.html