14/01/2020

Co-fundador da Netflix conta a habilidade que todo empreendedor deveria ter

De acordo com Marc Randolph, saber contar histórias é uma habilidade fundamental para qualquer empreendedor.

Desde os sufocos que Bill Gates e Paul Allen sofreram em uma garagem até os dramas e intrigas que permeiam a trajetória de Mark Zuckerberg, o Vale do Silício adora uma boa história. Nesse quesito, a Netflix não fica atrás.

A versão popularmente conhecida é que a ideia surgiu quando o fundador da empresa, Reed Hastings, encontrou uma fita do filme “Apolo 13” esquecida no meio de suas coisas. Ao chegar na Blockbuster, locadora em que havia alugado o filme, ele se veria diante da necessidade de pagar uma multa por conta do atraso. Teria sido aí que Hastings imaginou um outro tipo de serviços, onde multas não existissem.

Mas, segundo Marc Randolph, co-fundador da empresa, não foi exatamente assim que as coisas aconteceram. Em seu livro That Will Never Work, o executivo classifica essa narrativa como “bonita e emocionalmente apelativa”, mas não é um relato preciso de como as coisas realmente aconteceram.

Randolph vai além. Ele conta que nesse detalhe se esconde uma habilidade valiosa que todo empreendedor deveria possuir: a de contar histórias.

A versão real
Randolph confidencia em seu livro que a versão, mencionada acima, é “apenas uma história”. A forma que a Netflix realmente teria sido criada iria muito além de uma simples epifania de Hastings. Envolveria muita discussão e ideias rapidamente descartadas. “Mas ninguém realmente quer ouvir essa história.”

Seja em campanhas de marketing, contatos com a imprensa ou na relação com investidores, Randolph conta que o mais importante é que a história possua uma narrativa simples, limpa e memorável. Esses fatores tornariam possível que as pessoas criassem uma ligação emocional mais forte com os valores da empresa.

Pode ocorrer que, durante o processo de elaboração, alguns aspectos da história original sejam perdidos. No caso da Netflix, a história omite meses de pesquisa, infinidades de reuniões e todos os apertos pelos que seus fundadores passaram na hora de estruturar a empresa.

É papel do empreendedor filtrar os detalhes que são importantes para cativar seu público. Muito além da habilidade de criar histórias, também é preciso saber contá-las. Saber escrever, falar e compartilhar essas narrativas é uma habilidade básica para todo empreendedor de sucesso, diz Randolph.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/01/fundador-netflix-habilidade-empreendedor.html