03/08/2020

Com pizzaria fechada, ela começou a ganhar dinheiro em casa com petiscos

Harianne Barros é dona da Pizzaria Graminha, em Santos, e enquanto a casa esteve fechada, fundou a Um Teco de Sabor. Hoje, mantém as duas empresas.

O atendimento ao público sempre foi a parte preferida da empreendedora Harianne Barros, dona da Pizzaria Graminha, em Santos, no litoral paulista. O faturamento do salão chegava a corresponder a 60% do total, porque os clientes queriam ir até lá pelo atendimento e para degustar a pizza por metro da casa.

Com a pandemia, ela foi obrigada a fechar o restaurante e passou a atender apenas por delivery. Com mais tempo livre, Harianne começou a sentir falta de interagir com outras pessoas e acabou criando, por acaso, outro negócio – que não tem nenhuma relação com a pizzaria.

A empreendedora sempre fazia antepastos e petiscos em reuniões com amigos e resolveu enviar alguns para comemorar um aniversário virtual durante a quarentena, em abril. 

Aos poucos, começou a receber encomendas dos próprios amigos e percebeu que poderia começar ali um novo negócio. Em junho, ela criou a Um Teco de Sabor. No cardápio, Harianne apostou em itens como caponata, tomate confit, antepasto de alho poró e abobrinha marinada, além de batatinhas temperadas e picles.

Na primeira semana, a empreendedora conta que recebeu cinco encomendas. Pouco mais de um mês depois, esse número passou de 30. “Tenho uma pessoa que me ajuda a picar os alimentos, mas sou eu mesma quem tira os pedidos.”

Essa parte, inclusive, ela diz que não pretende abrir mão - todos os pedidos são feitos pelo WhatsApp e ela não quer entrar em aplicativos de marketplace. “Nesse momento é muito importante eu estar próxima do meu público, entender o que ele quer. Eu não quero terceirizar isso.”

O tíquete médio tem sido de R$ 60, pois os clientes sempre pedem alguma combinação de petiscos. As entregas são feitas por um serviço de motoboy ou pela própria Harianne, que atende toda cidade de Santos.

"Me senti viva novamente"

De acordo com a empreendedora, que comanda a pizzaria há 14 anos na cidade, a possibilidade de se reinventar no ramo de alimentação tem sido a melhor parte do novo negócio. “A pandemia me fez muito mal porque tive de fechar o comércio. Mas me senti viva novamente com outro negócio. Poder redescobrir a cozinha foi terapêutico.”

Ela conta que todo o valor que entrou, até o momento, foi para reinvestir na própria marca, seja com comunicação visual, campanhas ou embalagens. “Muita gente começou a empreender dentro de casa, mas de forma caseira. Eu quis trazer uma profissionalização, e isso me possibilitou um público diferente. Não queria que fosse um puxadinho da pizzaria, mas sim uma marca própria.”

No futuro, ela pretende vender os produtos da Um Teco de Sabor também em empórios e supermercados, mas por enquanto a ideia é fazer parte dos momentos das pessoas em casa. A intenção da empreendedora tem fundamento: de acordo com pesquisa da consultoria de food service Galunion em parceria com a Qualibest, 45% dos consumidores devem passar a comprar por delivery para se reunir em casa com amigos, em vez de sair.

E ela já teve percepção disso na prática. Recentemente, a Pizzaria Graminha pôde reabrir as portas, mas com diversos protocolos sanitários e capacidade reduzida de atendimento. “A casa comporta 120 pessoas e com a limitação pode atender, no máximo, 50.”

Harianne conta que o movimento tem sido fraco durante a semana e, aos finais de semana, o delivery ainda é maior do que o presencial. “Por mais que abra o comércio, as pessoas estão resistentes a sair e querem ficar em casa. Elas redescobriram suas casas.” Aí é que ela vê mais oportunidades para a expansão da Um Teco de Sabor: atender aos festeiros domiciliares.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Alimentacao/noticia/2020/08/com-pizzaria-fechada-ela-comecou-ganhar-dinheiro-em-casa-com-petiscos.html