Com reformas residenciais, franquias de construção bombam na quarentena
Lojas de materiais de construção, aluguel de equipamentos, portas e até piscinas tiveram aumento de vendas nos últimos meses.
A arquiteta Aline Bontempo, do escritório A3 Arquitetura e Interiores, atua há cerca de 12 anos na região do Distrito Federal em projetos para escritórios e residências, e se surpreendeu com a demanda por reformas durante a pandemia. “No início foi assustador, tudo parou, mas de dois meses para cá todo mundo parece que ficou inquieto, querendo ir para um apartamento maior ou arrumar aquele em que está morando para deixar mais confortável. Desde março, a procura [por reformas] cresceu 60%”, afirma.
Ela mesma aproveitou o período para mudar de apartamento e trocar todas as portas da casa dos pais, em Passos, no interior de Minas Gerais. “[O mercado] deu aquela estacionada no início. Foi terrível, mas agora começou a se mexer bem.``
Demandas como as que Aline tem recebido – e gerado – na quarentena impulsionaram o negócio da Pormade, empresa de fabricação e vendas de portas que atua por meio de franquias.
Entre março e agosto, a Pormade dobrou o número de franqueados e teve um incremento de vendas nas lojas de 488%, se comparado com o mesmo período em 2019. “Em dezembro do ano passado, eram 19 lojas. Em julho chegamos a 30, sendo 10 franqueadas. Atualmente, estão sendo negociadas mais sete franquias”, diz a diretora financeira e de marketing da marca, Beatriz Bollbuck. As unidades físicas funcionam como showroom para venda de portas.
Na visão da rede, um fator que impulsionou esse crescimento foi o home office compulsório, adotado pelas empresas durante a pandemia. Os profissionais e empreendedores precisaram adaptar espaços dentro de casa para trabalhar e também para que os filhos pudessem estudar.