03/01/2019

COMO ELE CRIOU UM DOS PRINCIPAIS CANAIS DE HUMOR DO PAÍS

Faz seis meses que Muca Muriçoca, 38 anos, não faz nenhuma campanha no Facebook. “Ninguém mais pede posts no Face. O que todos querem é aparecer bem no Instagram”, diz o influenciador de São Caetano do Sul (SP).

Ele atribui sua popularidade ao fato de ter encontrado um nicho próprio na rede. “Na época em que comecei, em 2012, o programa Pânico era um sucesso na TV, mas ninguém fazia nada parecido com aquilo na internet. Eu abracei a ideia e comecei a fazer entrevistas com humor. Mas dentro da minha temática, que são os games e a cultura nerd.”

Como é comum nesse segmento, Muriçoca passou dois anos sem ganhar nada. “Quando começou a entrar dinheiro, eram valores pequenos, na casa dos R$ 500 por campanha. Leva tempo para lucrar no Instagram.”

Alguns anos e milhares de seguidores depois, ele cobra entre R$ 2 mil e R$ 30 mil por uma ação — mas já chegou a faturar R$ 60 mil com um único post. Uma das campanhas mais recentes foi um pacote de stories para a cerveja Proibida, na época da Copa do Mundo.

 

Um fator decisivo para aumentar o alcance de Muriçoca foram as “colabs”. É um recurso comum entre os influenciadores: dois famosos postam uma foto juntos e cada um indica o perfil do outro para seus próprios seguidores.

“Cada vez que posto uma foto com o Júlio Cocielo [11,4 milhões de fãs], eu chego a ganhar 4 mil seguidores”, afirma. “Mas tem de ser um amigo de verdade. Se for forçado, não funciona.”

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2019/01/como-ele-criou-um-dos-principais-canais-de-humor-do-pais.html