13/08/2018

CONHEÇA O “HAMBÚRGUER DE LABORATÓRIO” QUE TEM GOSTO DE CARNE DE VERDADE

Empresa americana desenvolveu carne vegetal com gosto, textura e até "sangue" similares à proteína animal.

Os hambúrgueres estão entre os pratos preferências de muita gente. No entanto, o prato não entra nas preferências de vegetarianos e veganos. Além disso, os impactos ambientais trazidos pela pecuária fazem com que alguns carnívoros comam o sanduíche com uma dose de culpa.

No entanto, uma empresa inovadora quer quer todos comam um bom hambúrguer sem nenhum remorso – e, de quebra, sem trazer danos ao planeta: a Impossible Foods, uma startup americana que desenvolve “comida de laboratório”.

Criada em 2011 pelo cientista e empreendedor Pat Brown, a Impossible Foods tem no hambúrguer o seu carro-chefe e conquistou investidores de enorme relevância no mercado da tecnologia. Entre eles, destacam-se o Google e Bill Gates, fundador da Microsoft.

Nos últimos sete anos, a empresa aperfeiçoou seu processo de criação da “carne vegetal”. Para fazer o hambúrguer, a empresa usa uma mistura de água, trigo, óleo de coco, soja e batata.

Recentemente, a Impossible Foods conseguiu a autorização da FDA, a agência de regulação e fiscalização de produtos alimentícios nos EUA, para usar um outro componente que ajudará o hambúrguer da startup a ficar mais parecido com carne: a leg-hemoglobina, uma proteína encontrada na raiz da soja e que dá ao produto uma textura mais rosada e “sangrenta”.

Hoje, já existem centenas de restaurantes vendendo a proteína nos Estados Unidos. A localização dos estabelecimentos pode ser encontrada aqui.

Nos próximos anos, a Impossible Foods tem uma meta bastante ousada: acabar com o uso de proteína animal no planeta até 2035, substituindo-a por “carne de laboratório”.

A empresa afirma que, comparado a um hambúrguer bovino, a produção do "Impossible Burger" usa 74% menos água e emite 87% menos gases estufa.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Alimentacao/noticia/2018/08/conheca-o-hamburguer-de-laboratorio-que-tem-gosto-de-carne-de-verdade.html