31/03/2020

Contratações em serviços essenciais revertem prejuízo de empresa de estágios

Neiriely Politano, franqueada da Super Estágios, conseguiu mudar a abordagem aos clientes e conquistar um novo público na sua região

Março geralmente é o melhor mês do ano para a franquia Super Estágios, que ajuda a alocar estagiários em empresas. Passado o Carnaval, todas as unidades da rede já se preparam para iniciar o novo ciclo e fazer caixa para o restante do ano. Uma das franqueadas, Neiriely Politano, dona da unidade que atende a região de São José do Rio Preto (SP), estava animada: a previsão era bater a meta do mês já no dia 18. No entanto, uma semana antes, tudo mudou.

A pandemia do novo coronavírus foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11. Dois dias depois, Neiriely percebeu uma movimentação maior nas notícias, mas não achava que o vírus pudesse influenciar o seu trabalho. No entanto, na segunda-feira seguinte, uma avalanche de demissões e suspensão de entrevistas a aguardava.

 

No modelo de negócios da Super Estágios, a franquia ganha uma taxa administrativa desde a contratação do estagiário até o seu desligamento. “Nosso mercado trabalha com o mercado de trabalho. Eu fiquei desesperada com a possibilidade de todo o comércio fechar. Mas eu pensei: se eu ficar paralisada, o meu negócio quebra.”

Assim, ela começou a acompanhar o que executivos e especialistas falavam em lives e stories do Instagram para buscar inspiração. “Eu entendi que alguns setores ainda continuariam crescendo, como farmácias, supermercados e restaurantes que entrariam no delivery. Eu vi uma oportunidade de prospecção em áreas que eu não atuava na região, mas com uma abordagem diferente”, afirma.

A percepção de Neirely é corroborada pelos números. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) divulgou ontem, 30, que os estabelecimentos da Grande São Paulo contratarão cerca de 5.000 funcionários temporários entre abril e maio para dar conta da demanda. No ano passado, no mesmo período, foram 500 contratações. A maior parte das vagas é para operador de caixa e repositor.

A nova abordagem

Antes, a empreendedora e sua equipe entravam em contato com as empresas e ofereciam os serviços da franquia de forma mais genérica, com uma apresentação formal. Agora, a abordagem passou a ser mais proativa. “Eu ligo e questiono, vou direto ao assunto ‘Você está dando conta do aumento da demanda? Já pensou em dar uma oportunidade de estágio para um estudante de administração de ajudar?’ Isso já deixou os empresários mais abertos para nos receber”, conta.

Investindo na ideia, Neiriery criou também pílulas de conhecimento em formato de vídeo e texto com emojis com dicas e soluções para os empresários. As informações são encaminhadas via WhatsApp e, de acordo com ela, a ação tem se mostrado eficiente: com essa abordagem mais proativa, a empreendedora conseguiu, até a última sexta-feira, alcançar 63% do que foi projetado para o mês. “Consegui fazer caixa e não demitir ninguém da equipe, é uma vitória.”

As empresas que mais contrataram, segundo ela, foram do ramo de farmácias, restaurantes que aderiram ao delivery, hospitais e distribuidoras de produtos hospitalares e higiênicos, que antes nem estavam em seu rol de prospecção. “Tem muita distribuidora de equipamentos médicos e empresas que trabalham com pós-obra e dedetização que buscam estagiários. Aí entra estudante de engenharia de produção, logística, informática para negócios, diversas áreas.” Ela conta que conseguiu vagas para oito estagiários de enfermagem em um só hospital da região.

De acordo com ela, um dos argumentos é que empresas tradicionais precisam de um olhar mais antenado para a tecnologia e, por essa razão, acabam procurando por aprendizes e estagiários. Restaurantes que recebem pedidos via WhatsApp e Instagram, por exemplo, acabam delegando a função para os jovens. 

Apesar do cenário de incerteza em que se encontra o mercado, ela percebe que as contratações não são para substituir funcionários efetivos que eventualmente possam ter sido demitidos, pois as funções são próprias de estagiários e envolvem supervisão e aprendizado.

Franqueadora estuda levar processo para toda a rede

Algumas etapas foram adaptadas para trazer mais segurança a todo o processo. A primeira entrevista, realizada pela própria Super Estágios, é feita por videoconferência. A empreendedora também orienta as empresas a priorizarem os meios eletrônicos para o primeiro contato com os candidatos, para evitar aglomerações e riscos de contaminação. A franqueadora já oferecia esse recurso, mas o que era opcional agora se tornou regra.

A empreendedora já tem novos planos pela frente: pretende oferecer os serviços para empresas que estão no Mercado Livre. “Com a mesma abordagem, falando muito da parte administrativa, sobre logística, design das páginas, do Instagram. Para a gente foi um olhar muito diferente porque era um mercado que, até então, não era atrativo.”

Neiriely pretende continuar com a abordagem depois que a crise passar. Quando conseguiu fechar as três primeiras contratações em três dias atuando sob a nova estratégia, ela compartilhou os resultados com os outros franqueados. A rede diz que estuda implementar as técnicas adotadas pela empreendedora em todas as unidades.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/apoie-o-negocio-local/noticia/2020/03/contratacoes-em-servicos-essenciais-revertem-prejuizo-de-empresa-de-estagios.html