24/03/2020

Cursos online: o plano da Udemy para o Brasil, um de seus maiores mercados

Marketplace de educação acessível reúne 150 mil aulas online atende 50 milhões de estudantes. Brasil é o quinto maior mercado da Udemy no mundo..

Os cursos online começaram como uma simples gravação dos ensinamentos na sala de aula. Mas ganharam o interesse de quem busca acessibilidade de horários e preços: os alunos dessa modalidade já representam mais de um quarto do número visto nas faculdades e universidades brasileiras presenciais.

A Udemy é uma das gigantes do setor de educação à distância, reunindo 150 mil aulas online feitas por 57 mil instrutores para 50 milhões de estudantes. São cursos online em 65 idiomas, com instrutores e alunos de mais de 190 países.

O marketplace de educação acessível captou um investimento de US$ 50 milhões no mês passado, que avaliou a startup em US$ 2 bilhões. Os recursos serão usados para investir no desenvolvimento de produto e na expansão de mercados -- como a América Latina.

A cidade de São Paulo será sede para a expansão regional da Udemy. Isso porque o Brasil já é o quinto maior mercado da Udemy. O marketplace de educação acessível começou por aqui há cinco anos e continua crescendo. O número de alunos e instrutores brasileiros cresceu mais de 60% na comparação de 2019 com 2018. Mais de um bilhão de minutos de vídeos em português foram consumidos no marketplace.

Sergio Agudo, diretor de negócios da Udemy para a América Latina, diz que o país tem grande potencial para os cursos online por uma série de fatores. "Há um grande mercado para explorar, com uma grande aceitação de cursos online e preocupação com o desemprego."

"Muitas startups que trabalham com educação surgiram nos últimos anos e agora estão se consolidando no Brasil", completa Agudo. O país tem quase 300 edtechs, segundo último estudo da aceleradora Liga Ventures.

Passado, presente e futuro dos cursos online
A era da educação à distância em que apenas se subiam na internet os vídeos dos professores ensinando acabou, na visão de Aguda. A Udemy propõe uma "experiência de comunidade": os alunos podem conversar com o docente e entre si por meio de chats e fóruns online.

O marketplace de educação acessível também investe na análise de dados. O histórico de alunos e cursos servirá para professores descobrirem quais temas de aula têm mais procura.

Os dados também servirão para outra aposta atual da Udemy: a educação corporativa, frente chamada de Udemy for Business. Os departamentos de recursos humanos contratam a Udemy e a oferecem como benefício aos funcionários. Agora, o RH saberá mais sobre os hábitos de seus funcionários no marketplace. A Udemy já atende 5 mil clientes corporativos.

Para o futuro, Agudo destaca tendências como realidade aumentada e realidade virtual. "Mas ainda existem desafios de custo e escalabilidade para que sejam aplicadas na Udemy", diz o diretor de negócios.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2020/03/cursos-online-o-plano-da-udemy-para-o-brasil-um-de-seus-maiores-mercados.html