15/08/2019

DE ENTREGADOR DE MARMITAS PARA 'EMPRESÁRIO DOS FAMOSOS'. CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE HEBERT MOTA

Empreendedor é fundador da KAL911, empresa que realiza agenciamento de famosos como Daniel Zukerman e Anderson Silva.

Movimento, logo existo.” Essa paráfrase de Sócrates não é apenas o título do livro autobiográfico de Hebert Mota, mas também seu mantra. E não é à toa; sua trajetória é marcada por transformações (vide, movimentos) que, segundo o empreendedor, foram primordiais para a formação do seu caráter e sucesso profissional.

Hoje, Mota ganha a vida como agenciador de famosos. Seu negócio, a agência KAL911, funciona sendo uma “ponte de ligação” entre grandes corporações e celebridades.

E a esfera de influência da empresa não é pequena.

Além do Brasil, o empreendimento atua em países como Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Portugal. Parte desse sucesso é devido à personalidade de Mota, que conseguiu cativarfamosos como Mano Brown, Seu Jorge, Anderson Silva e Alex Atala.

O negócio faturou R$ 2,2 milhões em 2018.

De Jardim Miriam para o mundo
Mas sua história começou em um contexto completamente diferente. Morando no Jardim Miriam, na periferia de São Paulo, Mota não teve uma infância fácil. Seu primeiro empregofoi com 13 anos de idade, entregando marmitas. “Nessa época, eu já tinha contas para pagar.”

Mas ele era ambicioso e queria mais. Enquanto desempenhava suas funções, Mota preenchia fichas em escritórios da cidade a procura de um emprego de office boy.

E quem procura, acha. Ele tinha 14 anos quando conseguiu sua primeira assinatura na carteira de trabalho. “Foi como uma carta de alforria. O registro me me livrava de não apanhar da polícia na rua.”

No período, outra situação o marcaria para sempre: o falecimento do seu tio, em 1986. Por conta disto, seus primos foram morar na casa de sua família. O espaço, que passou a comportar cinco crianças e dois adolescentes, rapidamente ficou curto. Apesar de difícil, o empreendedor conta que este período da sua vida o ensinou a importância do senso de comunidade.

A influência disto na formação de seu caráter foi enorme, conta Mota. “Me ajudou a entender a importância do próximo.” Segundo ele, no mundo corporativo tal habilidade desempenhou um papel primordial, ajudando desde na gestão de pessoas até na transmissão de confiança na hora de fechar negócios.

Dor e glória
Mas, com 16 anos, Mota ainda não estava no mundo corporativo – entretanto, isto estava para mudar. Na época, um amigo o convidou para trabalhar em uma empresa de transporte. Sua função? Apenas carregar caixas.

Apesar de exaustivo, o trabalho deu a oportunidade para que Mota conhecesse pessoas. Por conta disso, não demorou muito para novas oportunidades surgirem. Em 1991, ele já participava de seu primeiro show como roadie (profissional que auxilia na montagem de eventos musicais).

A partir de então, as portas começaram a se abrir. Ao chamar atenção de outros artistas, Mota teve a chance de viajar por todo o país trabalhando. “Isso me deu dois diferenciais: dinheiro e conhecer lugares novos”.

Carreira empreendedora
“Eu costumo dizer que o entretenimento é minha religião”, diz Mota. E com tanta dedicação em algo, é de se esperar que venha a expertise no assunto. No caso do empreendedor, além de trabalhar no “chão de fábrica” de grandes eventos, ele se aventurou como produtor, organizando um show de Kirk Franklin, cantor americano, em 2004.

A expertise, portanto, veio da vivência no meio.

Todo esse conhecimento culminou em 2010, quando Mota começou a agenciar o lutador Anderson Silva – cujo empreendedor conheceu em 2007 e criou um forte vínculo de amizade. A relação de negócios com o atleta durou 4 anos e foi marcada por contratos bem sucedidos. “Consegui fechar uma parceria com a Nike, no período”.

Até então, Mota já havia trabalhado com assessoria de artistas. Mas essa experiência o permitiu observar uma nova oportunidade de mercado: o de agenciamento. Os contatos ele já tinha, só faltava o negócio. Foi assim que nasceu a KAL911, em 2015.

Levante a cabeça
De entregador de marmitas para empreendedor milionário. Com tal trajetória de vida, Mota chegou a conclusão que os jovens de periferia precisam ter uma característica importante para alcançarem o sucesso: a autoestima. 

Segundo o empreendedor, as poucas condições financeiras e o ambiente em que vivem pode fazer com que estes jovens acreditem que não são capazes de alcançar seus objetivos. Isso prejudica a habilidade dessas pessoas negociarem, inovarem e se arriscarem no mundo corporativo. “A autoestima é o remédio das periferias", diz.

Mota também conta que, quando adquirem confiança, aqueles que vieram da periferia podem ir ainda mais longe do que as outras pessoas. "O jovem da periferia sabe andar na rua, no avião, no ônibus, no tapete e na lama. Isso é algo que, quem nasceu com privilégios, não vai ter."

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2019/08/de-entregador-de-marmitas-para-empresario-dos-famosos-conheca-trajetoria-de-hebert-mota.html