Os melhores negócios sociais não nascem de ‘oportunidades de mercado’
É muito comum, durante palestras e aulas dadas sobre Negócios Sociais em todo o Brasil, as pessoas pedirem ou perguntem se temos uma lista dos principais problemas sociais, separados por regiões, cidades, de preferência até por bairros e ‘um ranking’ de suas urgências.
Essas pessoas querem a grande lista de oportunidades ‘de mercado’ para criar negócios sociais e startups para solucionar parte dos problemas.
A ideia parece ótima. Mas, se não existe a lista descrita acima, existem materiais produzidos pelo IBGE e outros institutos que provavelmente dão boas indicações dos problemas e suas urgências regionalizadas.
Mas o grande cuidado que você precisa ter na escolha do possível negócio social que você quer empreender está justamente neste approach. Nesta escolha de fora para dentro. A tentativa de escolher a partir de um relatório de problemas, ali, listados que talvez não tenham nenhum impacto direto ou indireto sobre você ao invés de procurar genuinamente o que mais te incomoda.
Os melhores negócios sociais criados que conheço em todo o mundo não nasceram de ‘oportunidades de mercado’.
Nasceram de sentimentos internos e incômodos pessoais em relação a determinado problema. Sentimentos e motivações internas essenciais para funcionarem como motor de criatividade, de energia e resiliência para se empreender determinada solução.
A ideia de qual negócio social empreender portanto deve nascer aí de dentro de você. Procure aí por algum lugar entre seu coração e a sua consciência o que mais te incomoda, o que mais te faria feliz se fosse resolvido, no que mais te faria sentir vivo e energizado trabalhando todos os dias. Você deve ser seu marco zero nesta busca.
O segundo cuidado está em não minimizar ou subestimar um problema que te aflija, direta ou indiretamente, e muito menos desvalorizar uma potencial solução achando que toda a questão pode ser muito pontual, pessoal e até algo pequeno demais para virar um projeto.
É comum e da nossa natureza humana querer empreender grandes sonhos e grandes projetos. E é bom que seja assim.
Mas em um negócio social não há receita melhor do que você começar olhando problemas próximos a você. Não importa se ele é pequeno ou é de uma única pessoa.
Lembre-se da frase dita no inesquecível filme A Lista de Schindler: ‘Quem salva uma vida, salva o mundo’. Vá em frente. No mínimo, você terá resolvido o problema de alguém. E na melhor das hipóteses, quem sabe você terá encontrado uma solução para um problema comum a milhares de pessoas. Bom mesmo será perceber que as duas coisas tem exatamente o mesmo valor.
As informações do artigo refletem as opiniões do autor, e não as de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Colunistas/rogerio/noticia/2014/04/de-onde-tirar-sua-ideia-para-empreender-um-negocio-social.html