11/12/2019

Ela começou o negócio alugando roupas das amigas e hoje fatura R$ 800 mil

Marina Guazzeli fundou a Paetê Closet e acaba de anunciar a abertura do negócio para franquias.

A empreendedora Marina Guazzeli, 30 anos, tinha dois hobbies, aparentemente, conflitantes: estudar sobre consumo consciente e ter um closet cheio de roupas, principalmente para ocasiões especiais.

Ela conseguiu transformar as duas paixões em um negócio (quase) milionário: Paetê Closet. A loja de locação de roupas de festas faturou em 2019, até o momento, R$ 800 mil com duas lojas em Santo André, no ABC Paulista. A expectativa é chegar a R$ 1 milhão em 2020.

Marina teve a ideia do negócio depois de acumular algumas experiências frustrantes enquanto cliente. “Certa vez, fui convidada para ser madrinha de casamento e procurei por vestidos de festa, mas não encontrava nada que fosse atual e, como sou bastante alta, nenhum dos modelos caía bem. Outro ponto é que os atendimentos deixavam a desejar, não havia auxílio sobre um modelo apropriado de acordo com o evento ou com meu biotipo, por exemplo”, explica.

Investimento de R$ 200
Ela decidiu, então, seguir a máxima do “se quer algo bem feito, faça você mesmo” e criar sua própria marca de vestidos de festa. No entanto, tudo que tinha eram os conhecimentos da formação em marketing e R$ 200 para investir – com eles, só deu para comprar araras e cabides.

“Eu tinha acabado de me casar, então tinha pouco dinheiro para investir e isso tinha que render. Eu não podia errar muito. Eu mesma fazia tudo, atendia, limpava, inclusive já tive que trabalhar até na parte da costura.” Assim, teve a ideia de juntar vestidos de amigas e colegas e começar a locá-los. Em troca, pagava uma comissão de parte do valor de aluguel dos vestidos para as donas das peças.

A tia de Marina cedeu um espaço em sua casa para que a empreendedora pudesse atender as clientes. Entre agosto e dezembro de 2016, ela conseguiu um faturamento de R$ 90 mil. Já no ano seguinte, saltou para R$ 250 mil. Em 2018, ela abriu a primeira loja.

Franquias
Hoje com três anos de existência, um closet totalmente próprio e renovado e duas lojas abertas, a empreendedora deu início ao projeto de franquias. Antes de iniciar a expansão, no entanto, Marina fez um estudo cuidadoso que proporcionasse segurança tanto para a marca quanto para o franqueado.

“Queremos facilitar a logística de nossas clientes. Nós recebemos pessoas do litoral, do interior e de outras cidades mais distantes. Deste modo, a expansão do negócio permitirá que elas nos encontrem onde precisarem”, explica.

A empreendedora pretende inaugurar cinco lojas em 2020 e tem como foco os grandes centros e capitais do país. “O investimento inicial total do franqueado é de em torno de R$ 190 mil. Isso inclui taxa de franquia, compra de vestidos, capital de giro, adequação do local, mobiliário, computadores e marketing de inauguração.”

Números positivos
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as marcas de moda faturaram R$ 6,1 bilhões no terceiro trimestre de 2019, um crescimento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi um dos segmentos mais expressivos em crescimento no setor.

Na percepção de Marina, o mercado de locação de moda festa, principalmente feminino, é bastante aquecido e pouco explorado. “Com este modelo de negócio é possível ganhar de três formas: aluguel de vestidos in loco, locação e venda de acessórios e venda de vestidos após o ciclo de uso.”

Conhecimento compartilhado
Como forma de auxiliar os novos franqueados e também o mercado de locação de roupas, Marina criou uma consultoria online que fornece informações e esclarece dúvidas, em seis módulos, sobre o universo do aluguel de roupas de festa.

“Particularmente, entendo que esse conhecimento é fundamental. Eu mesma já errei muito antes de acertar e saber onde se está pisando faz com que um novo empresário saia na frente.”

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Moda/noticia/2019/12/ela-comecou-o-negocio-alugando-roupas-das-amigas-e-hoje-fatura-r-800-mil.html