15/04/2016

EMPREENDEDOR MUDA NEGÓCIO DA FAMÍLIA E FATURA R$ 200 MILHÕES

Tiago Moura modernizou lojas e criou novo modelo de negócio para a ABC da Construção

Depois de fazer um MBA em gestão de negócios no Instituto de Administração de Empresas de Grenoble, na França, oempreendedor Tiago Moura voltou ao Brasil e assumiu a frente dos negócios da família. Há mais de 60 anos, o avô de Moura criou a ABC da Construção, loja de materiais deconstrução que hoje se tornou uma rede e tem faturamento anual de R$ 200 milhões.

Formado em engenharia civil, com pós-graduação em finanças, Moura conta que, em 2006, quando voltava para o Brasil, teve que decidir se seguiria uma carreira executiva ou se assumiria os negócios da família. “Foi quando percebi a capacidade que a loja de construção tinha para se reinventar. Esse é o maior segmento de varejo no país, então optei por investir nessa oportunidade”, diz.

A ABC da Construção já era uma rede de lojas com bons resultados quando Moura passou a comandá-la. Composta por dez lojas espalhadas por Juiz de Fora e região, a empresa tinha um faturamento anual de R$ 20 milhões.

Para melhorar o negócio, Moura conta que fez uma pesquisa de mercado com seus clientes em que perguntava o que eles mais procuravam na loja. “Percebi que eles queriam muito mais produtos que a gente não oferecia. Eles vinham para cá procurar o que sonhavam ver em casa, como porcelanato, por exemplo, e esse tipo de produto é mais presente no setor de acabamento”, diz.

A partir daí, o empreendedor conta que começou a planejar uma ampliação do número de produtos oferecidos pela loja. Nos dois anos seguintes, as lojas da ABC da Construção se modernizaram e a empresa se tornou referência em produtos para acabamento de obras. “Também investimos na criação de um serviço de entrega que leva para a casa do cliente o produto em até 48 horas. Isso tirou a nossa necessidade de estoque”, diz.

Entre 2008 e 2011, Moura conta que mais dez lojas foram abertas na região da Zona da Mata, em Minas Gerais, além de um centro de distribuição dos produtos. Para isso, foi preciso um investimento de R$ 4 milhões, pagos com a receita da própria loja. “A especialização em acabamentos, as novas lojas e o sistema de entrega eficaz, nós permitiu triplicar o faturamento, e alcançamos a marca de R$ 60 milhões em 2011”, afirma. Naquele ano, Moura vendeu 22% da empresa para a gestora de fundos Fir Capital e “mais uma vez, remodelamos todas as lojas e ainda criamos um time de gerentes”, diz.

O empreendedor afirma que um fator determinante para o sucesso do negócio aconteceu no fim de 2010, quando foi aprovado no programa de mentoria da Endeavor. “Eles me ajudaram a melhorar a estratégia da empresa e consegui conversar com outros empreendedores de sucesso — como o Beto Sicupira e o Iuri Miranda — que me ajudaram nas decisões estratégicas”, conta.

FONTE:http://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2016/04/empreendedor-muda-negocio-da-familia-e-fatura-r-200-milhoes.html