24/09/2025

Empreendedora de João Pessoa cria startup de recrutamento por voz e capta R$ 18 milhões nos EUA

Com o investimento, a Mappa espera ampliar a sua atuação no mercado e aprimorar a tecnologia; faturamento deve chegar a R$ 26,5 milhões até o final de 2025

 

Nascida em João Pessoa (PB), Sarah Lucena, 30 anos, mudou-se para São Paulo para cursar Jornalismo. Sua carreira se direcionou para a área de marketing de performance e, antes de se formar, já atuava em uma fintech do Uruguai, responsável por estratégias para toda a América Latina. “Eu liderei uma equipe de mais de 30 pessoas e com budgets multimilionários. Eu estava no topo do mundo, mas estava vazia”, conta. A partir desse sentimento, fundou uma startup nos Estados Unidos para conectar candidatos e empresas por meio de uma inteligência artificial que detecta sinais da voz.


Recentemente, a empresa levantou US$ 3,4 milhões (cerca de R$ 18 milhões) para escalar o produto, ampliar as equipes técnica e comercial, além de aprofundar integrações de API com sistemas como Airtable, Notion e Excel. “Queremos crescer no mercado estadunidense e, depois, passar a atuar em empresas brasileiras”, diz.

 

Fundada em 2022, a Mappa nasce da experiência de frustração profissional de Lucena. "Enxerguei a oportunidade de ajudar as pessoas a alcançarem os próprios potenciais para criar matches que funcionam na prática.” A tecnologia proprietária foi desenvolvida ao lado dos sócios Pablo Bergolo e Daniel Moretti. Por meio dela são analisados 30 biomarcadores vocais, como velocidade da fala, frequência de pausas, variação de tom e uso de verbos e substantivos. “A fala é a forma mais fácil de se comunicar com espontaneidade. Chegamos a tentar por vídeo, mas vimos que os resultados eram menos assertivos, já que as pessoas tendem a performar diante da câmera”, explica.

 

O desenvolvimento da plataforma foi feito em conjunto com psicólogos e especialistas em machine learning. “Conseguimos extrair sinais de quantas vezes você se refere a si mesmo versus quantas vezes fala sobre outras pessoas. Isso mostra como você se comporta em equipe”, exemplifica. “Cada traço isolado conta apenas parte da história, então cruzamos todos esses marcadores”, acrescenta.

 

Do lado do candidato, todo o processo acontece por voz. As respostas são enviadas em mensagens de áudio ao longo de diferentes etapas, até a entrevista final, que também é gravada. Além disso, a Mappa cruza informações públicas, como perfis no LinkedIn e portfólios, evitando que o candidato precise responder a longos questionários. “É importante ter dados de diferentes contextos, já que as pessoas se adaptam a cada situação”, explica Lucena. Após todas as etapas, o candidato também recebe a análise que será encaminhada à empresa. “Muitos compartilham os feedbacks nas redes sociais, o que ajuda ainda mais no nosso crescimento”, comenta.

 

Do lado das companhias, o processo inclui análise de informações públicas e uma reunião inicial para traçar o perfil da organização, garantindo compatibilidade entre expectativas e cultura.

 

Com a inteligência artificial proprietária, a Mappa alcançou 93% de conversão entre entrevistas e contratações, com menos de 2% de saída de profissionais em 2024. “Reduzimos processos de meses para menos de cinco dias”, afirma Lucena.

 

Hoje, os clientes vão desde startups até grandes corporações. Para Sarah, empreender nos Estados Unidos também é uma forma de incluir o Brasil dentro de um mercado global. Um dos focos é ampliar a contratação de talentos latino-americanos por empresas norte-americanas. “Nos dedicamos na aquisição de talentos da América Latina para apoiar o crescimento das organizações e o desenvolvimento dessas pessoas, o que gera impacto fora dos grandes centros”, analisa. "O salário médio da nossa plataforma para profissionais no Brasil fica entre US$ 3.500 a US$ 4.000", revela.

 

A atuação da startup vai além do recrutamento. Empresas de educação, por exemplo, utilizam a inteligência artificial para validar o desenvolvimento dos estudantes, enquanto o mercado de investimento a emprega para avaliar a probabilidade de crescimento de empreendedores. “Tudo que envolve entender a probabilidade comportamental de um indivíduo é um campo em que conseguimos gerar valor.”

 

O investimento, liderado pela Draper Associates, com participação da Serac Ventures, Riverwalk Capital, Sher Ventures, Seagrass, Angel Squad (Hustle Fund), Grão VC, SoGal Ventures, The Pitch e AngelHub México, chega em um momento de concretização da tecnologia. Para isso, a ideia é ampliar os biomarcadores extraídos, que passarão a chegar a mais de 420 mil sinais. A expansão comercial será focada em marketing e equipe de vendas.

 

 

No último ano, a Mappa faturou US$ 3,7 milhões (cerca de R$ 19,6 milhões). Até o final de 2025, Lucena prevê alcançar US$ 5 milhões (R$ 26,5 milhões) e dobrar no ano seguinte, chegando a US$ 10 milhões (R$ 53 milhões) em faturamento. Dentro dos próximos seis meses, a ideia é levantar uma série A com um foco maior na expansão global.

 

Fonte: Pequenas empresas, grandes negócios

https://www.ideiapositivaonline.com.br/noticia/destaques/empreendedora-de-joao-pessoa-cria-startup-de-recrutamento-por-voz-e-capta-r-18-milhoes-nos-eua