27/01/2020

Empreendedora ganha prêmios com calçado infantil que evita lesões

Ana Paula Lage desenvolveu um sapato que favorece a formação muscular e óssea das crianças e, por conta da inovação, foi até a França ganhar prêmios.Ana Paula Lage estava focada em sua carreira acadêmica quando soube que teria um sobrinho. Querendo dar um presente único para o bebê, decidiu redirecionar sua pesquisa, onde descobriu que os calçados infantis causavam muitos danos aos pés das crianças. Assim, o que era um presente, acabou se tornando uma empresa. Em fevereiro de 2017 ela abriu a Noeh, uma marca de calçados infantis feitos para evitar más formações musculares e ósseas no futuro.

Graduada em design, Ana começou a trabalhar com calçados já na faculdade, com ajuda de um sapateiro de Belo Horizonte. Seu primeiro mestrado foi dentro da área. Querendo continuar na carreira acadêmica e estudar mais o design de sapatos, fez outro mestrado sobre inovação e sustentabilidade. O objetivo era conhecer os materiais usados na área.

Mas em 2013, enquanto terminava a especialização, a empreendedora descobriu que seria tia. Para presentear a criança, Ana queria algo que fosse único e que fosse feito por ela. Foi então que a teoria encontrou a prática e suas pesquisas sobre design de calçados se tornaram um produto.

Os sapatos infantis envolvem variáveis diferentes dos adultos. De acordo com a empreendedora, não existe um padrão de numeração para esses calçados e cada empresa usa uma tabela de medidas. Além disso, Ana descobriu que muitos problemas musculares surgem ainda na infância, por conta do uso de materiais e formatos impróprios.

A partir dali, a empreendedora decidiu redirecionar sua pesquisa para focar no desenvolvimento do pé infantil, com foco em crianças de zero a três anos. No meio de 2014, ela terminou o segundo mestrado com uma descoberta: cerca de 70% das pessoas chegam aos sete anos de idade com problemas nos pés, mas apenas 10% nascem com esses problemas.

A conclusão sugeria um mau desenvolvimento das extremidades. As razões para isso são duas. A primeira é que nossos antepassados andavam descalços e em terrenos irregulares, diferente do que acontece hoje. “Nossa musculatura não se desenvolveu para andar no chão reto e duro”, diz Ana. A segunda é que a maioria dos calçados infantis são desenhados como miniaturas dos sapatos adultos. Mas a morfologia dos dois é diferente e, portanto, o formato do pé infantil pode ser afetado pelo uso errado.

Com essas questões na cabeça, a empreendedora desenvolveu um protótipo e o inscreveu no Prêmio Sesi Senai de Inovação. Ela ganhou capital para produzir o sapato. O produto foi desenvolvido para criar no pé da criança a sensação (e os benefícios) de andar descalça — o solado, por exemplo, é irregular, o que auxilia na formação da musculatura. Foi necessário um ano para que o calçado ficasse pronto e fosse para o mercado, em 2017.

Com o produto em mãos, Ana decidiu criar um site e tentar abrir um negócio. Com a página no ar e a patente em mãos, a empreendedora foi até a França para participar do programa de aceleração Startout Brasil. Ela ficou em primeiro lugar. “Foi como uma confirmação que o negócio tinha futuro”, diz. Desde 2018 a Noeh se tornou uma companhia e Ana, uma empreendedora.

Mas só no final deste ano que ela começou a focar no negócio, depois de fazer a defesa do mestrado em agosto. “Estou completamente dentro a partir de agora”, afirma. Por enquanto, a entrada dentro do mercado tinha sido totalmente orgânica e gradual.

O calçado em duas linhas: básica e premium. As duas têm a mesma palmilha e benefícios, mas a premium é mais fresca e resistente. O valor também a varia, a mais simples custa R$ 196 e a segunda, R$ 232. Os dois modelos são vendidos em um showroom em Belo Horizonte, em Minas Gerais e pelo e-commerce.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Moda/noticia/2019/12/empreendedora-ganha-premios-com-calcado-infantil-que-evita-lesoes.html