04/02/2016

Empreendedores ensinam programação e robótica para crianças

Nas aulas, os pequenos aprendem sobre marcenaria, programação, eletrônica, robótica e modelagem 3D

Saber trabalhar em equipe, ter paciência e ser criativo na resolução de problemas. Essas são características valorizadas tanto no meio corporativo quanto na própria vida. Por isso, um grupo de quatro empreendedores decidiu criar um projeto de educação para ajudar crianças a desenvolverem esses capacidades brincando.

“O aprendizado de quem põe a mão na massa é 25% maior comparado a quem não põe”, diz Fábio Zsigmond, 51 anos, formado em administração e empreendedor com mais de 25 anos de experiência com varejo e tecnologia.

Junto de mais três amigos — um arquiteto, uma psicóloga e outra administradora — Zsigmond criou o MundoMaker, um espaço 
de aprendizagem que tem como objetivo estimular o potencial criativo das crianças ao mesmo tempo em que elas trabalham em grupo para construir brinquedos utilizando computadores e materiais recicláveis.

As aulas do MundoMaker são oferecidas para jovens entre 7 e 14 anos. Os pequenos são organizados em grupos “e devem construir, juntos, um brinquedo a partir de uma plataforma pronta”, explica Zsigmond. Essas plataformas nada mais são do que modelos de brinquedos. As opções oferecidas às crianças são: um teatro de marionetes, um pinball, um robô que interage com cores e uma pista de bolinhas — também conhecida como Marble Machine.

Após o grupo escolher a plataforma que quer criar, tem início uma nova etapa de sugestões e organização de ideias. Todas as crianças podem opinar sobre o que querem que o brinquedo tenha ou faça. Essa fase é muito importante para o desenvolvimento do projeto, pois estimula a criatividade e ensina a avaliar o quão viável é cada uma das ideias sugeridas.

“Teve um grupo que quis inventar um pinball em que duas pessoas jogavam ao mesmo tempo. Eles desenharam uma pista que tinha um dragão que ficava ao fundo e, enquanto uma pessoa rebatia as bolas, outra jogava elas de volta pela boca do dragão”, exemplifica Zsigmond.

Depois que o projeto é escolhido, os alunos passam para as etapas de construção, que envolvem processos de marcenaria, eletrônica, programação, robótica e modelagem 3D. São as próprias crianças quem manuseiam os equipamentos durante o processo, enquanto são acompanhadas por monitores. O MundoMaker possui uma equipe com mais de 25 jovens estudantes e universitários, com experiência em trabalhos com crianças.

FONTE:http://revistapegn.globo.com/Educacao/noticia/2016/02/empreendedores-ensinam-programacao-e-robotica-para-criancas.html