Para criar cartões no formato pop up, engenheiros recorrem a software usado na fabricação de navios de grande porte.
Foi numa viagem ao Vietnã que os ex-colegas de faculdade Wombi Rose e John Wise tiveram a ideia de criar a Love Pop. Durante a estadia no país, conheceram um cartão de festas que usava o kirigami, tipo de origami onde o papel, além de ser dobrado, também é cortado. Apaixonados pela técnica, decidiram levá-la para os Estados Unidos.
Já em Boston, perceberam que seria possível combinar o artesanatomilenar do povo asiático com as lições que haviam aprendido na faculdade. Para desenhar um navio, é usado um software que cria a embarcação em formato de 3D. Com a ajuda do programa, são criadas peças planas que, combinadas, resultam no modelo final do navio. “Para bolar nossos cartões, usamos a mesma técnica: o software cria o formato em 3D e as peças planas necessárias para montá-lo. Imprimimos as peças e montamos os desenhos encaixando e grudando pedaços de papel”, disse Rose para a revista Inc. O resultado são cartões com desenhos complexos, no formato pop up: você abre o cartão e surge uma escultura em 3D. “Não tem nada melhor do que ver a reação das pessoas na hora que abrem um de nossos cartões”, diz o empreendedor.
Hoje, a LovePop conta com um catálogo de mais de 200 cartões, que incluem mini-esculturas dos Beatles atravessando a Abbey Road, dragões soltando fogo e cerejeiras em flor. Os preços começam em US$ 10. Muitos deles são criados segundo sugestões dos fãs: para lançar um novo design, os empreendedores costumam fazer um vídeo no Facebook Live.
Fonte:http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2017/06/empresa-cria-cartoes-que-combinam-design-3d-e-origami.html