02/03/2021

Empresa paraibana produz máscaras que matam o coronavírus em pouco mais de 1 minuto

Produto, desenvolvido em parceria com a Unicamp, tem eficácia de 99,9% contra o vírus

A Asa Branca (@vistaasabranca), uma empresa 100% paraibana que surgiu em 2018, lançou no mercado um produto inovador para o atual momento de pandemia: uma máscara que mata o coronavírus em pouco mais de 1 minuto. O empreendimento, liderado por Rahyara Maia e Júlio Menezes, é voltado para a indústria têxtil e fabrica fardamentos escolares, empresariais e tem coleções exclusivas. Com a mudança de cenário em virtude da Covid-19, a empresa desenvolveu, no fim do ano passado, confeccionar máscaras com tecido comum, como forma de estimular as vendas.

“Diante da busca por novas alternativas de mercado, surgiu a ideia e a necessidade, por parte de alguns clientes, em incluir, junto com a produção de uniformes para escolas e empresas, a confecção das máscaras personalizadas.” disse Júlio Menezes, um dos sócios da empresa.

A partir daquele momento, sentimos a possibilidade de inovar e produzir máscaras mais eficazes e tecnológicas.

“Foram noites e noites de sono, fazendo pesquisas, entrando em contato com cientistas e universidades renomadas. Queríamos um produto que gerasse lucro, mas também que proporcionasse segurança para os nossos clientes diante da pandemia”, ressaltou Menezes.

O processo começou por meio da parceria essencial com a ciência e, assim, obtendo os resultados positivos.

“Por meio de uma fábrica de tecido no interior de São Paulo e de uma parceria com a Unicamp (responsável por vários estudos com cientistas e infectologistas) chegamos ao resultado final. A Asa Branca se tornou a primeira empresa brasileira a produzir um tecido que é capaz de matar o coronavírus, SARS-COV-2, em menos de dois minutos por meio do contato, eliminando também fungos, bactérias e ácaros.”, disse Rahyara Maia, sócia da Asa Branca.

As máscaras são produzidas com o tecido anticovid, antimicrobiano, com base em algodão, poliéster e partículas de prata que matam o vírus da Covid-19, por meio da oxidação, além de usar elástico cirúrgico para proteger ainda mais. Com camada dupla, elas são laváveis, reutilizáveis e práticas. Suportam até trinta lavagens, mantendo sempre a sua completa eficácia. Ainda tem o equipamento de proteção que é hidro-repelente, reduzindo a saturação das máscaras com a umidade. O tecido não provoca qualquer irritabilidade dérmica primária ou mesmo uma sensibilização. Além disso, o formato é 3D e aumenta em quase 80% a circulação do ar em comparação com as demais. Vale ressaltar, que as máscaras são dermatologicamente testadas segundo os padrões técnicos da ANVISA e da ABNT.

“Com os resultados dos testes, os pesquisadores concluíram que, nas amostras dos tecidos com as nanopartículas, 99,9% das cópias do novo coronavírus foram inativadas depois de dois a cinco minutos de contato. Sendo que o teste é realizado com uma quantidade gigante do vírus, quantidade essa que jamais chegará à máscara. Depois de garantir o método seguro, iniciamos o processo de confecção das máscaras anticovid.”, finalizou Maia. 

Texto: Isabelle Vasconcelos e Richelle Bezerra

Fonte:https://blog.portalt5.com.br/ideiapositiva/2021/02/26/empresa-paraibana-produz-mascaras-que-matam-o-coronavirus-em-pouco-mais-de-1-minuto/