10/05/2019

EMPRESÁRIAS FAZEM SUCESSO COM COWORKING PARA MÃES EM SP

Júlia Maturana e Daniela Del Nero são as fundadoras do Hugspot, que tem creche e cantinho para amamentação.

Um casarão antigo no bairro de Pinheiros, em São Paulo, passou a abrigar, em maio de 2018, o Hugspot, um coworking para mães. Além de escritório, o espaço tem creche para crianças entre 6 meses e 4 anos.

empresária Júlia Maturana, 35 anos, teve a ideia quando estava grávida do segundo filho. “Eu trabalhava em coworking. Como iria ter um bebê, passei a procurar lugares onde houvesse espaço kids. Até achei, mas não tinham uma proposta pedagógica.”

Em um curso de empreendedorismo feminino da FGV, Júlia descobriu que o percentual de mulheres que não conseguia voltar para o mercado após ter um filho era alto. Júlia levou a ideia para a amiga e publicitária Daniela Del Nero, 47 anos — que era sócia dela em uma produtora de representação artística.

No Dia das Mães de 2018, o Hugspot abriu as portas. O lugar é semelhante aos coworkings que existem na cidade: tem estações de trabalho, salas para reunião e palestras, copa e espaço para descanso.

A diferença é a creche, que conta com acesso separado, programa pedagógico e ambiente para brincadeiras e sonecas, além de um cantinho para as mães amamentarem. Os planos de aluguel são flexíveis, para se adaptar às necessidades das clientes, inclusive com opção day use, para apenas um dia de trabalho.  

Júlia investiu R$ 300 mil. “A maior parte foi usada na reforma do espaço”, diz. As primeiras semanas de atividade vieram acompanhadas de expectativas. “Teve aquela espera por clientes, que no começo me deu certa ansiedade, afinal o custo mensal é alto. Depois, as coisas começaram a acontecer”, conta. 

O tempo de maturação se mostrou um fator importante para o negócio. A empreendedora percebeu que quando o público conhecia pessoalmente o lugar, ficava encantado pela proposta. “Temos uma conversão de 80%”, diz. Após os primeiros meses, o efeito boca a boca também passou a ajudar. “Temos clientes que vieram por indicação de amigos”, conta.

Dez meses depois de inaugurado, o espaço conta com 37 locatários. 

São Paulo tem 465 coworkings, de acordo com o “censo do coworking” de 2018. Júlia acredita que conseguiu achar um diferencial no segmento e espera recuperar o investimento em dois anos.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2019/05/empresarias-fazem-sucesso-com-coworking-para-maes-em-sp.html