31/12/2021

Entenda por que fogos de artifício assustam cachorros e gatos

O problema é tão grave que motivou a proibição de fogos de artifício com som alto em varias cidades brasileiras.

Os cães têm a capacidade auditiva maior que a dos humanos e, por esse motivo, barulhos acima de 60 decibéis são um tormento para os animais.  

Essa frequência equivale a uma conversa em tom alto, que podem causar estresse físico e psicológico, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). 

 

O problema é tão grave que motivou a proibição de fogos de artifício com som alto em cidades como São Paulo, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. 

 A medida beneficia não só animais, mas também idosos, autistas, bebês e enfermos. 

Dicas

Primeiro, é importante manter o animal identificado, com plaquinha na coleira contendo número de telefone e e-mail. Em caso de fuga do bichinho, a chance de recuperá-lo é maior. A médica-veterinária Kellen Oliveira, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CFMV, orienta mais:

Outra dica está na preparação de um ambiente acolhedor para o animal. “Prepare o ambiente e acostume seu animal a um espaço fechado, que abafe o som dos fogos. Pode ser um quarto, a lavanderia ou a garagem. Não deixe seu pet em sacadas, perto de piscinas ou em correntes”, aconselha a entidade. Vale lembrar que os pássaros criados em gaiolas também devem ser protegidos.

Esse espaço deve conter “tocas”, como espaços debaixo da cama ou caixas de transporte. Essas tocas devem ter objetos com o cheiro do dono, principalmente se os donos forem passar a virada do ano longe de seus animais. Os gatos, por sua vez, gostam de se esconder em lugares altos, como no alto de armários ou prateleiras.

Fonte:https://www.portalt5.com.br/noticias/single/nid/entenda-por-que-fogos-de-artificio-assustam-cachorros-e-gatos/