14/09/2020

Este hábito comum (e odiado) pode ser sinal de inteligência emocional

Frases com entonação de pergunta podem parecer um sinal de insegurança — mas nem sempre são.

Dentro do ambiente de negócios existe uma certa pressão para que os trabalhadores demonstrem sempre confiança no jeito de falar. Então, parecer inseguro sobre o que diz pode fazer com que algumas pessoas sejam menosprezadas — mas não deveria. Na verdade, este comportamento indica que elas podem ter mais inteligência emocional.

Uma característica em particular, conhecida em inglês como uptalk, descreve justamente as pessoas que falam de uma maneira que parece insegura, sempre colocando suas falas em tons de pergunta. Mas, segundo Bill Murphy Jr., criador da newsletter Understandably.com, essa é uma característica que deve ser valorizada.

“Conforme fui ficando mais velho e mais experiente, e comecei a conhecer colegas que têm essa tendência em suas vozes — mas que não são inseguros, nem têm falta de confiança, nem são menos competentes do que seus colegas —, eu percebi algo importante”, escreveu em um artigo publicado no portal Inc.

“Em vez de sugerir falta de confiança, as pessoas que falam naturalmente nesse estilo podem estar extraordinariamente sintonizadas com seu público", diz Murphy. Ele usa como exemplos as frases: "Você está comigo? Minhas palavras estão chegando até você? Você entende os conceitos que estou explicando?".

Nesse caso, o objetivo do indivíduo que está falando não é apenas defender um resultado, mas obter a adesão de outras pessoas.

Murphy diz que falar assim é uma maneira de focar nos efeitos que as palavras realmente têm sobre as pessoas e no que elas entendem — o que, para ele, é sinal de inteligência emocional muito elevada.

"Você entende o argumento? E você entende que se você demitir as pessoas porque elas às vezes falam assim, talvez você esteja perdendo algumas contribuições inteligentes?", provoca o autor.