01/12/2020

Franquia de marmitas fit triplica de tamanho na pandemia e abre fábrica própria

Mr. Fit passou de 120 para 376 franquias em 2020 e precisou investir R$ 2 milhões em fábrica própria para dar conta da demanda. Informação foi revelada antecipadamente a PEGN.

Ao longo do ano, o brasileiro passou por diversas fases na rotina de alimentação: além da alta histórica na venda de vinhos, houve a fase da busca por indulgências, como pães e biscoitos, e também a preocupação com o aumento da própria imunidade. Este comportamento favoreceu a alimentação saudável, e os resultdos da rede de franquias Mr. Fit refletem isso.

A empresa tinha uma previsão menos otimista em março, quando a quarentena foi decretada, mas encerra o ano com quase o triplo de unidades e uma fábrica própria, que tem ajudado a reduzir os custos dos franqueados. A informação foi revelada com exclusividade a Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

A rede opera com oito modelos de negócio, como lojas gourmet em shopping center, dark kitchen para restaurantes já prontos e microfranquia home office. Antes da pandemia, das 120 franquias que existiam, apenas sete eram deste último modelo mais enxuto. Agora, são cerca de 253 unidades home office, e existe uma razão para isso – A Mr. Fit baixou o investimento inicial de R$ 25 mil para R$ 6 mil. No total, a rede está com 376 unidades em funcionamento, pois os outros formatos também contaram com inaugurações.

A diferença do home office para os outros modelos é que o franqueado não prepara os pratos, mas revende marmitas congeladas que eram produzidas por uma cozinha terceirizada. “Com essa procura, eu entendi que ou parava de vender unidades ou abria uma fábrica”, diz a fundadora da Mr. Fit, Camila Miglhorini, em entrevista a PEGN.

 

Assim, há menos de um mês, a Mr. Fit investiu R$ 2 milhões na abertura de uma fábrica própria, com 17 novos colaboradores, em Cosmópolis, no interior paulista. O espaço tem capacidade de produzir 6 mil itens por dia, entre marmitas, sucos e lanches. A previsão é que a fábrica aumente em 50% o faturamento da rede em 2021. 

Ainda nas primeiras semanas de operação, Miglhorini diz que a fábrica já conseguiu reduzir até mesmo os custos fixos para os microfranqueados. “Antes, eles pagavam R$ 11 por marmita para revender, agora pagam R$ 9,50. Como [a fábrica] é própria, eu consigo fazer uma redução para eles, e isso ajuda muito.”

A empreendedora diz que a estratégia de redução do investimento inicial tinha como objetivo um movimento comum no franchising em tempos de crise: a migração de desempregados para o sistema.

No entanto, o perfil majoritário que buscou a franquia home office durante a pandemia a surpreendeu. “Cerca de 60% não são pessoas que perderam o emprego, mas empreendedores que precisaram fechar o negócio na quarentena, como academias e salões de beleza, e foram para o plano B. Agora, com as reaberturas, eles podem casar as empresas”, aposta.

A empreendedora diz que, diante da procura, resolveu manter o valor promocional para ter uma microfranquia até dia 31 de dezembro. Ela estima fechar o ano com 400 unidades, no total. Para isso, aumentou também a estruta interna de seleção de franqueados. A Mr.Fit faturou R$ 45 milhões em 2019 e deve fechar 2020 com R$ 65 milhões, já com as futuras operações, um crescimento de 45%.

 

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2020/12/franquia-de-marmitas-fit-triplica-de-tamanho-na-pandemia-e-abre-fabrica-propria.html