16/05/2019

INSPIRADO POR VIAGEM, EMPREENDEDOR CRIA REDE DE "SORVETE TAILANDÊS" E FATURA R$ 6,5 MILHÕES

Roger Alex Rodrigues criou a Ice Cream Roll, que faz sucesso com sorvetes feitos em forma de rolinhos.

Uma chapa gelada, duas espátulas metálicas e os sabores que a criatividade do cliente permitir. Foi a partir dessa combinação diferente que o empreendedor Roger Alex Rodrigues, 31, criou a Ice Cream Roll. A rede de franquias faz sucesso com sorvetes feitos na hora e em forma de rolinhos.

A inspiração vem diretamente da Tailândia, onde esse tipo de sorvete é mais comum

Rodrigues, que até então trabalhava em uma fábrica de eletrônicos, passou suas férias no país no início de 2017. Um dia, andando por uma cidade, ouviu um barulho metálico que lhe chamou atenção. "Eu me aproximei e vi algumas pessoas fazendo sorvete em uma chapa gelada. Aquilo chamava muita a atenção de quem estava passado. Imediatamente pensei em trazer aquilo para o Brasil", diz o empreendedor.

A técnica consiste em misturar uma base líquida à base de leite a ingredientes sólidos, que podem ser frutas ou biscoitos, por exemplo. A combinação é triturada sobre a chapa gelada, formando uma massa homogênea, que é então raspada para formar os rolinhos.

Em poucos dias, ainda durante a viagem, Rodrigues já havia pesquisado sobre maquinários e métodos e encomendado seu primeiro equipamento. Seis meses depois, abriu um primeiro quiosque em um shopping de Indaiatuba (SP) e começou trabalhando sozinho. "Eu era a única pessoa que sabia fazer os sorvetes. Levou um tempo até que eu treinasse outras pessoas", diz.

O equipamento comprado "na pressa", por fim, acabou não se mostrando a melhor das escolhas. Foi aprendendo na prática que o empreendedor passou a aperfeiçoar a produção e também o cardápio. "Hoje, quando abrimos uma franquia, fazemos todo um treinamento e uma agenda de visitas técnicas", diz ele.

O abrasileiramento das receitas, com creme de avelã e leite em pó, por exemplo, é o que mais faz sucesso. Entre mais de 350 combinações possíveis de ingredientes, o valor médio de uma porção é de R$ 16.

A rede hoje tem 12 unidades, sendo três próprias e nove franquias, e faturou R$ 6,5 milhões em 2018. O investimento total para abrir uma franquia é de a partir de R$ 99,3 mil, com faturamento médio de R$ 42 mil e margem de lucro de 22%.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2019/05/inspirado-por-viagem-empreendedor-cria-rede-de-sorvete-tailandes-e-fatura-r-65-milhoes.html