22/12/2025

Já ouviu falar sobre o “B-R-Ó BRÓ“? Expressão indica época de calor intenso no Nordeste

Dermatologistas alertam que prevenção ao câncer de pele deve ser mais rigorosa nesse período

 

 

 

Já ouviu falar sobre o "B-R-Ó BRÓ"? Essa expressão, popular em algumas cidades do Nordeste, refere-se aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, os mais quentes e secos da região, é formada pelas sílabas finais "BRÓ" de cada um. Com temperaturas elevadas, baixa umidade do ar, sensação térmica extrema e maior incidência de radiação solar, o fenômeno pode ser agravado por massas de ar quente. Os dermatologistas confirmam: apesar do verão ter começado oficialmente nesse domingo (21), o período de maior cautela e prevenção ao câncer de pele iniciou há muito tempo. 

 

"Agora, ocorre o auge desse período e isso reforça a necessidade de cuidados redobrados com a saúde da pele, especialmente no contexto da campanha nacional Dezembro Laranja", declarou a dermatologista, Tereza Melo. No entanto, segundo ela, os cuidados preventivos devem ser adotados o ano inteiro. "A atenção especial deve acontecer durante o 'B-R-Ó BRÓ', devido à exposição mais intensa aos raios UV. "Observar alterações na pele e procurar avaliação médica ao menor sinal suspeito são essenciais. A detecção precoce permite intervenção adequada e reduz complicações futuras", destaca a especialista.

 

As recomendações incluem:

 

- Uso diário de protetor solar com FPS acima de 30 e de amplo espectro, reaplicando a cada duas horas ou após suor e banho;

- Evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h;

- Utilizar barreiras físicas, como chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV;

- Monitorar regularmente manchas, feridas ou pintas com mudanças de cor, tamanho ou formato;

- Realizar acompanhamento dermatológico periódico ou ao notar qualquer alteração.

 

A dermatologista atende no Centro Médico da Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba (Afrafep), que realiza campanhas ao longo de todo ano para alertar sobre esses cuidados. "As campanhas ajudam a manter o tema em evidência e incentivam hábitos de cuidado contínuos, contribuindo para a redução de riscos e diagnósticos precoces", destacou o médico coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde da Afrafep, Dr. Ricardo Mendonça.

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no triênio 2023-2025, o câncer de pele não melanoma foi apontado como o mais incidente no Brasil, com mais de 220 mil casos anuais, além de cerca de 9 mil diagnósticos de melanoma. Na Paraíba, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 28 mil atendimentos relacionados à doença nos últimos dois anos.

 

Positiva Comunicação

Fonte:https://www.ideiapositivaonline.com.br/noticia/dica-256762698/ja-ouviu-falar-sobre-o-b-r-o-bro-expressao-indica-epoca-de-calor-intenso-no-nordeste