29/06/2020

“Levamos 12 anos para construir o Airbnb e perdemos quase tudo em semanas”

Fundador da plataforma de reservas relatou os desafios de sustentar o negócio frente à pandemia. Para ele, modo como as pessoas viajam nunca mais será o mesmo

Os pequenos negócios foram os mais afetados pela pandemia. Mas também há empreendimentos bilionários fortemente impactados pela crise. O Airbnb é um deles. A plataforma de hospedagem viu seu negócio desmoronar e teve de tomar medidas drásticas para evitar um cenário pior. “Levamos 12 anos para construir o Airbnb e perdemos quase tudo em questão de quatro a seis semanas”, disse o fundador da empresa, Brian Chesky.

A afirmação foi feita em uma entrevista ao CNBC. Nela, Chesky falou sobre os desafios enfrentados pela empresa com a queda no turismo e a entrada de 2,5 bilhões de pessoas em lockdown. A companhia, que se preparava para estrear na bolsa com um valor de mercado de US$ 31 bilhões, teve de adotar um plano de contingência.

Entre as ações esteve a demissão de 25% dos seus funcionários e o corte de US$ 1 bilhão em gastos com marketing. “Foi uma experiência horrível”, disse ele. "Nós dissemos: não sabemos quanto tempo a tempestade vai durar. Então vamos esperar pelo melhor, mas nos planejar para o pior.”

O empreendedor também comentou a mudança de comportamento e na forma como as pessoas viajam – e, consequentemente, usam a plataforma de reservas. “As pessoas diziam que queria sair de casa, mas queriam estar seguras. Não querem pegar aviões, não querem viajar a negócios, ir a cidades ou atravessar fronteiras”, diz ele.

Segundo Chesky, o novo desejo das pessoas é pegar um carro, viajar por algumas centenas de quilômetros, chegar a uma pequena comunidade e ficar em uma casa. Ele não espera um retorno aos costumes de antes – nem agora nem daqui um tempo. “As viagens como conhecíamos acabaram. E nunca vão voltar.” 

Seu palpite é de que haverá uma redistribuição dos destinos para onde as pessoas viajam – priorizando pequenas comunidades em vez de grandes centros. Ele também acredita que, ao trabalharem mais de casa, as pessoas podem trabalhar de qualquer casa. “Esta é uma oportunidade para o Airbnb”, diz. "Espero que esses últimos quatro meses tenham sido uma lição.”

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Diversao-e-turismo/noticia/2020/06/levamos-12-anos-para-construir-o-airbnb-e-perdemos-quase-tudo-em-semanas.html