24/11/2021

Mais da metade dos brasileiros pretende comprar na Black Friday, aponta pesquisa

Levantamento também mostra a evolução da adoção do PIX como meio de pagamento

 

A maioria dos consumidores (53,9%) pretende aproveitar as promoções da Black Friday, segundo pesquisa da plataforma TIM Ads, com mais de 70 mil pessoas de todo o país. O levantamento aponta que 54% dos respondentes vão adquirir algum produto ou serviço na data, que já se transformou em uma das principais do comércio brasileiro. E os números indicam essa popularidade: nada menos que 99% dos entrevistados afirmaram que conhecem ou já ouviram falar da Black Friday. A intenção de comprar “de dois a cinco" produtos foi a mais selecionada pelos entrevistados (22,7%), seguida daqueles que compraram ao menos um produto (20,7%). Enquanto a opção "mais de cinco" registrou 10,5% respostas.

 

Na lista de desejo, roupas (19,8%), eletrodomésticos (15,3%), smartphones (14,5%) e eletrônicos (14,3%) lideram os interesses de compras. Juntos, os eletrodomésticos e eletrônicos são a preferência de 44,1% das pessoas.  Em seguida, aparecem calçados (13,7%), móveis (12,8%), cosméticos (8,2%), produtos infantis (8%) e videogames (7,8%). Já em relação ao consumo de serviços, o avanço da vacinação contra a Covid-19 parece não ter sido suficiente para aquecer o setor de turismo. Apenas 5,1% das pessoas pretendem aproveitar a Black Friday para comprar viagens, passagens ou garantir estadias.

 

Em relação ao valor das compras na Black Friday, 12,2% pretendem gastar até R$ 100. Já o gasto mais pretendido é entre R$ 101 e R$ 500 (20,2%), 16,5% pretendem pagar de R$ 501 a R$ 1 mil, seguido de 15,1%, que planejam desembolsar entre R$ 1.001 e R$ 2 mil. Uma minoria planeja comprar algo com valor superior a R$ 2.001 (8,7%).

O levantamento revelou, ainda, que o dinheiro, com 33,1%, será a forma de pagamento mais adotada, seguida pelo cartão de crédito, com 22%, e em terceiro o PIX, com 21,1% da preferência. O cartão de débito será o meio utilizado por 18,1% das pessoas e o boleto bancário por outras 9,5%.

 

A pesquisa mostrou também a preferência que o consumidor tem na hora de escolher onde vai comprar: 31,2% dos entrevistados vão adquirir os seus produtos ou serviços em lojas físicas e virtuais; 20,9% somente em lojas físicas e 13% vão utilizar apenas as lojas virtuais. O levantamento foi feito com clientes pré-pagos da TIM, por meio do TIM Ads, que recompensa com bônus de internet os participantes. (Com Assessoria)

Fonte:https://www.ideiapositivaonline.com.br/noticia/dica-256762698/mais-da-metade-dos-brasileiros-pretende-comprar-na-black-friday-aponta-pesquisa