26/02/2021

Mercadinho de bairro sem atendentes ou caixas inicia expansão com franquias

Misto de loja de conveniência com supermercado, loja autônoma Zaitt funciona apenas com aplicativo próprio e QR Code.

Um supermercado físico sem atendentes, filas ou caixa. Com toda a interação e pagamento feitos a partir de um aplicativo que já desconta os valores diretamente no cartão de crédito do cliente. Esse é o modelo de negócio da empresa brasileira Zaitt, que acaba de anunciar a expansão por meio de franquias. Hoje, a rede tem cinco lojas em funcionamento, sendo uma sob gestão de um franqueado, e espera chegar a 35 contratos negociados até o final do ano. Três unidades devem ser inauguradas nos próximos dois meses.

A Zaitt foi criada em 2016, passou por algumas transformações e começou a cogitar a expansão com franquias ainda em 2019, de acordo com o CEO, Rodrigo Miranda. No início do ano passado, a empresa foi adquirida pelo grupo Sapore. A ideia era expandir ainda em 2020, mas a pandemia causou o adiamento dos planos. “No segundo semestre, fizemos uma nova formatação, e em dezembro já abrimos a primeira unidade franqueada em São José do Rio Preto (SP)”, afirma Miranda.

Com a pandemia, o modelo de minimercados autônomos se popularizou. Eles são conhecidos como "honest markes" e se localizam principalmente em condomínios. Miranda diz que essa não é a proposta do Zaitt: a empresa trabalha com cerca de 300 tipos de produtos e tem o objetivo de atender ao grande público do varejo nas ruas.

O empreendedor explica que o modelo de franquias da Zaitt vem para ocupar um espaço que começa a ganhar corpo no Brasil: um misto de lojas de conveniência com mercadinhos de bairro, mas com tecnologia e baixo custo operacional. Hoje, a única rede supermercadista no setor de franquias é o Dia %. Já as lojas de conveniência, como AM/PM e BR Mania, ainda têm forte presença em postos de gasolina.

No negócio da Zaitt, o cliente precisa baixar o aplicativo da marca e cadastrar dados pessoais e de pagamento. Ao entrar na loja, ele escaneia um QR Code e já é identificado. O mesmo processo deve ser feito para realizar o pagamento. O aplicativo pode ser utilizado em todas as lojas da rede e também para o delivery. O modelo de negócio é similar ao da Amazon Go. "A jornada média de um cliente leva em torno de 58 segundos."

Quando se fala em uma loja sem atendentes, a primeira dúvida que paira é sobre a segurança do local. Miranda diz que as unidades funcionam 24 horas, mas têm portas de vidro e são bem iluminadas, o que, de acordo com ele, acaba coibindo infrações. Mesmo assim, a franqueadora mantém um sistema de monitoramento que detecta atividades anormais nos pontos.

Além disso, cada microrregião sugerida para a instalação das franquias é cuidadosamente analisada pela Zaitt, incluindo o raio de alcance. Localizações que ofereçam segurança ou fluxo de outros tipos de negócio são os principais alvos de expansão da rede.

Ao longo do ano passado, a Zaitt passou por reformulações, fechou duas lojas e acelerou o delivery próprio. Na fase mais crítica da pandemia, algumas unidades chegaram a faturar cerca de R$ 4 mil por metro quadrado, quando a média é de cerca de R$ 2 mil. Miranda não revela o faturamento total da empresa, mas diz que as compras via delivery já chegam a representar entre 20% e 30%. As unidades franqueadas poderão trabalhar com a solução própria de entregas da Zaitt ou contratar aplicativos de terceiros.

O franqueado da marca será responsável pela administração, gestão e abastecimento do ponto. Como não é necessário passar todo o dia na loja, o empreendedor pode conciliar a franquia com outras atividades. No entanto, o perfil de investidor – que não opera o negócio –, não é o que a rede procura no momento. “Buscamos por pessoas com espírito empreendedor, que nos ajudem a construir a marca. Damos preferência para quem já teve algum tipo de experiência com varejo”, afirma Miranda.

O investimento inicial varia entre R$ 180 mil e R$ 250 mil, de acordo com o tamanho da loja, que pode variar de 20 a 30 metros quadrados. O aporte já inclui taxa de franquia, primeiro estoque, capital de giro e instalação. Os royalties mensais são de 5% do faturamento.

O próprio franqueado é responsável pela reposição dos produtos, de acordo com o mix orientado pela marca. A empresa tem negociação com alguns poucos fornecedores, como Ambev e Unilever, mas diz que pretende ampliar esse leque para que os empreendedores consigam melhores condições.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2021/02/mercadinho-de-bairro-sem-atendentes-ou-caixas-inicia-expansao-com-franquias.html