30/07/2021

Olimpíadas 2021: Simone Biles revelou uma verdade brutal sobre o sucesso e o fracasso

Decisão da ginasta de deixar competições nos Jogos Olímpicos em prol da própria saúde mental dividiu opiniões, mas é exemplo de como o trabalho não pode ser única fonte de realização.

Em entrevistas, ela chegou a dizer que se afastou para cuidar de sua saúde mental e que "há vida além da ginástica". Desde sua estreia nesta edição das Olimpíadas, no último dia 25/7, ela já demonstrava não estar em seu melhor momento. A atleta ainda reconheceu a própria equipe ao dizer que todas estavam preparadas para competir.

Biles foi cobrada e acusada de ter tomado uma decisão egoísta ao priorizar a si mesma. A maior patrocinadora da ginasta, no entanto, a marca de moda femina Athleta, disse que apoia a sua decisão.

O colunista da Inc. Jason Aten observa que esse ato de Biles é material para uma discussão sobre como a pressão externa pode fazer atletas, profissionais de outras áreas ou até mesmo empreendedores passarem a medir o próprio valor apenas por suas realizações no trabalho.

Um post de Biles feito na última quarta-feira à noite mostra que é exatamente esse o recado que ela queria passar ao mundo: "O amor e o apoio que recebi me fizeram perceber que sou mais do que minhas realizações na ginástica – o que eu nunca acreditei antes".

Aten afirma que essa é uma lição que todos deveriam aprender: deixar de usar a régua das conquistas ou derrotas para medir o próprio valor. "Se você não consegue executar, você falha. Mais do que isso, você se torna um fracasso. Essa crença não é apenas prejudicial à saúde, é tóxica e, no entanto, é exatamente como nos medimos", diz.

Biles não é a primeira atleta a desisitir de um torneio para se preservar mentalmente. O especialista em inteligência emocional Justin Bariso lembra que a estrela do tênis Naomi Osaka, por exemplo, também se retirou recentemente de dois grandes torneios, o Aberto da França e Wimbledon, para se concentrar em sua própria saúde mental e passar tempo com amigos e familiares.

"As decisões de Biles e Osaka são a prova de que mais e mais jovens estão descobrindo um grande segredo para o sucesso. É um segredo que a maioria de seus predecessores não descobriu até anos depois de seu pico – se é que o descobriram. (...) Ninguém deve definir o que o sucesso significa para você, exceto você", diz Bariso.

Outras ginastas também apoiaram a decisão de Biles. A brasileira Rebeca Andrade, que garantiu um feito histórico ao ser a primeira brasileira medalhista em ginástica artística, elogiou e defendeu a colega em entrevista à Globo. "Eu sempre a admirei muito, porque a pressão em cima dela sempre foi muito grande e ela acabava se cobrando também. Ela tem que entrar no ginásio para se divertir. Eu fiquei orgulhosa por ela ter pensado nela antes de qualquer coisa."

Bariso diz que a coragem de Biles é um exemplo para empreendedores: ela já tem medalhas, recordes, reconhecimento e seu nome escrito na história da ginástica artística. O esperado era que chegasse a Tóquio e conseguisse ampliar seus feitos. No entanto, o sucesso ou expectativas alheias, ou mesmo suas conquistas passadas, não devem ser o único norteador de suas decisões. "O objetivo de Biles nunca mudou. Ela ainda queria que seu time ganhasse uma medalha de ouro. Mas ainda mais importante, ela não queria arriscar sua própria saúde mental – ou física – por isso."

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2021/07/olimpiadas-2021-simone-biles-revelou-uma-verdade-brutal-sobre-o-sucesso-e-o-fracasso.html