16/01/2018

Organize melhor seu tempo de trabalho

Com algumas atitudes, é possível dividir melhor as tarefas inerentes ao negócio e melhorar a produtividade.

Você é do tipo que vive fazendo hora extra? Sim, a vida de empreendedor não é fácil, mas, com a adoção de algumas práticas, as chances de você atravessar a carga horária regular vão diminuir bastante. Mesmo porque, se for preciso resolver alguma urgência, aí não tem jeito, não é mesmo? Mas, no geral, é possível, sim, organizar melhor o tempo e, consequentemente, ter melhor produtividade e, claro, qualidade de vida.

Faça uma lista de atividades
Funciona. Tem coisas que é necessário resolver diariamente; outras, nem tanto. Se você criar uma rotina com base no que é prioritário de fato, seu dia a dia vai fluir com mais leveza. Geralmente, quando saímos atirando para todos os lados, a tendência é errar o alvo — e perder tempo. Crie, por exemplo, uma escala de entregas em um determinado período do dia com o seu novo Citroën JUMPY.

Não deixe para amanhã...
Aquele velho ditado faz todo o sentido para quem é dono de um negócio próprio. Porque a verdade é que, se você não fizer uma tarefa hoje, amanhã ou depois vai precisar fazer. E, eventualmente, uma urgência pode aparecer. Então, para que deixar para outro dia o que você pode — e deve — fazer hoje?

Cronograma é tudo
Estabeleça um horário de trabalho e procure cumpri-lo. Começar a trabalhar mais tarde ou ultrapassar a hora de ir embora são erros comuns que embutem falta de foco para a produtividade. Estabeleça prazos dentro da sua agenda (por exemplo, falar com fornecedores e clientes) e acostume-se a cumpri-los — ah, isso vale também para o almoço. Assim, vai sobrar tempo para eventuais tarefas extras.

Devagar com a internet
Chegar ao trabalho e ficar navegando na internet, seja no computador ou no celular, é perda de tempo, literalmente. A não ser que você esteja esperando um e-mail urgente ou algo do gênero, fuja desse hábito — incluindo passear pelas redes sociais e ficar trocando mensagens de cunho pessoal. Atividades desse tipo devem ter um momento reservado na agenda.

Cada coisa no seu lugar
Quem trabalha em casa não pode esquecer que é preciso dividir o espaço físico e também mental em relação ao ambiente da residência. Da mesma forma, permitir que questões pessoais interfiram no trabalho é ceder pontos à falta de produtividade.

Não se perca em reuniões
Estabelecer dias da semana e horários limitados é a melhor forma de escapar daquelas reuniões intermináveis e/ou pouco produtivas. As próprias reuniões devem ter uma pauta predefinida e hora para acabar. Do contrário deixam de ser objetivas e em nada contribuem para a melhoria dos processos da empresa.

Xô, papelada
Quanto menos papéis sobre a mesa, menos bagunça e menores serão as chances de você se perder. Porque em algum momento aquela anotação que você procura (e precisa encontrar) irá desaparecer. O melhor é digitalizar tudo. Crie um arquivo e faça suas anotações ali. Assim, sempre que for necessários, as informações estarão à mão.

Aplicativos são seus aliados
Hoje, existem até aplicativos que ajudam colocar a rotina em ordem. Veja alguns deles:
- Google Agenda: Além de permitir a marcação de compromissos, faz a sincronização com outros parceiros do negócio. Todo mundo ganha tempo.
- Neotriad: Eis uma boa forma de organizar suas tarefas ao longo do dia. Com este app, você não só determina o que vai fazer como, também, o tempo que irá gastar em cada atividade.
- Dropbox: Em tempos de armazenamento de dados na nuvem, este aplicativo facilita o compartilhamento de arquivos, no computador e no smartphone, de forma gratuita (até 2 GB).

Fonte:http://revistapegn.globo.com/Publicidade/Novo-Citroen-Jumpy/noticia/2018/01/organize-melhor-seu-tempo-de-trabalho.html