16/09/2020

Pandemia e microempreendedores: veja quantos e quais negócios reabriram portas

A SumUp, fintech de pagamentos digitais, realizou um levantamento para entender os impactos da pandemia de covid-19 para os microempreendedores.

A SumUp, fintech de pagamentos digitais, realizou um levantamento para entender os impactos da pandemia de covid-19 para os microempreendedores. A pesquisa envolveu mais de 4 mil microempreendedores entre 21 e 24 de julho.

O estudo mostrou que a maioria deles afirma já estar com o negócio funcionando normalmente (56,2%). Em maio, a porcentagem era de 28,40%. As empresas que já voltaram a funcionar têm como principal objetivo no momento diversificar seu estoque (41%). Serviços de limpeza, manutenção e saúde são os setores que voltaram a funcionar normalmente em maior proporção.

Já 33,6% dos empresários permanecem com negócios funcionando, mas empresas fechadas. Esses afirmam principalmente que pretendem colocar seus recursos em vendas online (43%). Por fim, 10,2% dos negócios estão com portas fechadas e sem nenhum tipo de operação. Esses empreendedores também colocam vendas online como principal investimento futuro (46%). Bancas de jornais, educação, eventos e serviços esportivos são os que em sua maioria continuam sem abertura física.

Oito em cada dez dos respondentes que foram aprovados para receber o auxílio emergencial afirmam que o principal destino do valor é o sustento da família, e não a sobrevivência do negócio.

66% dos entrevistados que disseram estar com os negócios permanentemente fechados afirmam ter solicitado o auxílio emergencial. Aproximadamente seis em cada dez deles tiveram sucesso nesse pedido e já receberam o auxílio. Na outra ponta, 46% dos respondentes que mantiveram seus negócios funcionando durante a pandemia dizem não terem solicitado o auxílio do governo.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2020/09/pandemia-e-microempreendedores-veja-quantos-e-quais-negocios-reabriram-portas.html