22/02/2021

Paulistana que vendia bijuteria na escola faz sucesso com marca própria de acessórios

Taís Rosa de Moura aposta nas pedras naturais brasileiras para a produção de anéis, brincos, colares e pulseiras personalizadas.

Foi de um hábito antigo, ainda dos tempos de escola, que a paulistana Taís Rosa de Moura, de 32 anos, tirou a inspiração para empreender. Na infância, ela produzia pulseiras de miçanga e oferecia para os seus colegas. Aprendeu sozinha a fazer as bijuterias. “Vi alguns modelos em uma revista, me interessei e resolvi fazer”, conta.

Anos depois, já formada em moda e descontente com o rumo que sua carreira tomava, apostou no tempo livre para transformar em negócio a sua paixão de criança. 

Complementou sua formação com um curso de joalheira e passou a desenhar e a produzir peças para vender nas redes sociais. Em 2014, conciliando o trabalho com a moda e a criação das joias, nasceu a Escape Joalheria e Acessórios. “Eu criei a Escape justamente para eu escapar do meu cotidiano. Eu queria, por meio da estética, fazer com que as pessoas conseguissem escapar da rotina delas também", explica.

O livro “A Mágica da Arrumação”, de Marie Kondo, empresária e especialista em organização pessoal, teve importância fundamental na jornada de autoconhecimento da empreendedora. “Foi aí que eu refleti sobre o que eu realmente que queria fazer.” 

Quatro anos depois da criação da Escape, Taís deixou seu emprego na moda e resolveu se dedicar exclusivamente aos acessórios. Passou a participar de eventos, expondo suas peças em feiras de artesanato e lojas colaborativas. Certa vez, uma de suas clientes encomendou uma peça personalizada. Assim, Taís começou a trabalhar com pedras naturais brasileiras e encontrou o seu nicho de negócio.

“O significado e a essência de cada pedra são muito interessantes. O diferencial da Escape está justamente na produção de acessórios que conversem com a personalidade e com os desejos dos clientes”, conta. Para manter a essência do seu negócio, a empreendedora faz questão de participar de todas as etapas de criação das peças: do atendimento aos clientes até a entrega e o pós-venda dos produtos, além da consultoria ao significado das pedras naturais com as quais trabalha.

 

Para expor seu trabalho, Taís mantém sua loja física em uma galeria na rua Oscar Freire, em São Paulo. Em um ateliê, desenha e desenvolve cada uma de suas encomendas. Também conta com a ajuda de um sócio para tocar os negócios.

Em 2020, com a pandemia, a marca ampliou sua presença nas redes sociais e investiu em um canal de vendas via WhatsApp. Como resultado dos esforços, o faturamento da Escape cresceu 25% em relação ao período anterior ao isolamento social.

"Eu sempre quis fazer peças que não fossem só acessórios. Queria que elas pudesse trazer algum benefício de verdade para a vida das pessoas. Hoje, acredito que o meu trabalho possibilita isso", afirma.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Negocios/noticia/2021/02/paulistana-que-vendia-bijuteria-na-escola-faz-sucesso-com-marca-propria-de-acessorios.html