No artigo anterior eu falei que existe uma fórmula do sucesso, mas para seguir esta fórmula, o empreendedor precisa mudar sua mente para que o seu foco seja entender o seu cliente, alguns chamam isso de mindset. Continuando o estudo, eu queria falar hoje sobre o Design Proposition Value. Já ouviu falar sobre ele? É uma frase inglesa que significa que o empreendedor deve criar seu produto ou serviço baseado num design, num modelo: o da proposta de valor que acima de tudo deve levar ao seu cliente um benefício consistente.
Mais um grande pulo do gato empresarial é entender qual problema seu produto ou serviço resolve, qual necessidade seu produto ou serviço supre e qual a dor que o seu produto ou serviço cura.
Para tal, vamos montar um mapa de valor para entendermos nosso cliente e também quais resultados nosso produto ou serviço produzirá nele. Primeiro pense no seu cliente: quais as tarefas que o seu cliente realiza no seu dia a dia? Já pensou? Anote, você usará essa informação em breve. No meu exemplo aqui, vou colocar que o meu cliente possui uma idade superior a 30 anos e é uma pessoa que gosta de acordar cedo para se exercitar e particularmente praticar musculação.
Quais as dores deste meu cliente? No meu caso, esse cliente gosta de realizar seus exercícios na academia entre 06h às 08h e precisa agendar horário para não ser impedido pelas regras sanitárias no caso de lotar o estabelecimento, além de também precisar de uma atenção diferenciada na realização dos exercícios.
Quais os ganhos que ele busca ao praticar exercícios? Meu cliente busca sentir-se disposto em seu dia a dia, aumentar a autoestima, quer reduzir o peso e quer também deixar os músculos mais aparentes.
Nesse momento, nós entendemos mais o nosso público-alvo. Agora vamos pensar um pouco em nosso produto e como nós podemos construir uma proposta de valor que ele realmente tenha ganhos ao adquiri-lo. Agora, preciso criar ganhos para o meu cliente. E se o meu produto ou serviço ajudasse a não faltar a academia, ajudando-o na marcação dos horários e que também ele conseguisse ver seu desempenho de treino diário, semanal e mensal em forma de tabelas e gráficos? Legal não?
O produto que tenho em mente é um app capaz de fazer a marcação de horários em academias de musculação que tanto agendasse de forma automática quanto também enviasse uma mensagem para alertá-lo do compromisso. O app também faria agendamento com personal trainer, caso desejasse, para acompanhar meu cliente de forma mais pontual. Ao final do treinamento, o professor ou personal trainer, informaria quais exercícios foram realizados e assim traçaria relatórios periódicos de exercícios.
Fonte:https://www.ideiapositivaonline.com.br/noticia/dicas-e-capacitacao/proposta-de-valor-de-alta-consumibilidade