02/08/2021

Rei do Mate aposta em franquia de contêiner para chegar a cidades pequenas

Marca desenvolveu franquia mais barata para instalar em pontos onde ainda não tem presença.

As cerca de 300 unidades da franquia Rei do Mate estão instaladas em pontos diversos, como lojas de rua, shopping center, supermercados, postos de gasolina, hospitais e aeroportos. A empresa resolveu agora explorar um novo mercado que ainda não fazia parte de seu portfólio: o dos contêineres para áreas ao ar livre. A primeira unidade está em fase final de negociação e deve abrir as portas em breve no litoral paulista. A imagem do projeto da loja foi antecipada a PEGN.

O Rei do Mate abriu 12 novas franquias em 2021 e tem previsão de inaugurar mais 10 até o fim do ano, já considerando os novos contêineres. A diretora de operações da rede, Adriana Lima, conta que o novo modelo surgiu a partir da necessidade do ponto em que essa primeira unidade deve ser inaugurada.

 "É uma área grande e aberta, com um alto fluxo de pessoas, mas que não tinha mais nada. Ou abríamos o formato tradicional, que não seria viável, ou pensávamos em uma alternativa." E foi o que fizeram. Agora, a rede vê o contêiner como uma forma de levar a marca para áreas abertas, principalmente em cidades menores. “Para as lojas, sempre olhamos para cidades com mais de 80 mil habitantes. Agora, esse novo formato vai nos possibilitar considerar municípios pequenos, em que ainda não estamos”, afirma.

O investimento inicial do contêiner é de a partir de R$ 200 mil, metade do necessário para ter uma loja tradicional da rede. O contêiner oferece mobilidade, segundo a executiva, e é o que a rede quer para testar novos mercados. “Se não der certo em uma localização, é só colocar no caminhão e levar para outra.”

 

Além de ter mobilidade, o contêiner é aberto e permite o funcionamento em locais onde as lojas tradicionais, ou mesmo os quiosques, não poderiam ser instalados. “Ele tem tudo para que possamos abrir mais um canal de venda, além dos que já trabalhamos.”

O projeto surgiu paralelamente a um aumento na busca pelo quiosque da rede, que já existe há alguns anos. A ideia é focar na expansão dos dois formatos reduzidos. O quiosque também permite o uso de mesas e cadeiras, como na loja, mas com um espaço físico menor. Um dos últimos inaugurados foi no Shopping Patteo Olinda, em Pernambuco, já com um novo layout.

Hoje, o modelo de quiosque ainda não chega a representar nem 10% das unidades em funcionamento, de acordo com Lima. Ela não arrisca uma projeção, mas considera que o formato seja um dos canais mais promissores no projeto de expansão da marca, em conjunto com o contêiner – não só pelo menor potencial de investimento dos empreendedores, mas também pelas novas demandas de shopping centers. O investimento inicial para o quiosque é o mesmo do contêiner.

O Rei do Mate é uma das franquias de alimentação genuinamente brasileiras com mais tempo de mercado. A primeira loja foi aberta em 1978, no centro de São Paulo, pelo empresário Kalil Nasraui. A expansão por franquias se iniciou em 1991, com a entrada da segunda geração da família.

Recentemente, a rede fechou um acordo com outras nove empresas de alimentação para uma plataforma conjunta de gerenciamento de delivery, a Quiq, desenvolvida pela 4all. "A Quiq vai atender nossas motivações e estratégias, que têm como objetivos a valorização de nossa rede e nos colocar em outro patamar no processo de digitalização e gestão de canais. Inclusive, o sistema já está funcionando e rodando em algumas lojas da rede para testes e ajustes", diz Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate.

De acordo com Lima, o delivery era um canal usado por poucas lojas da rede antes da pandemia, e hoje já está em cerca de 50% das unidades. “Ainda é pequeno, mas vem crescendo aos poucos. Percebemos que, mesmo com as reaberturas, o ritmo se manteve praticamente o mesmo, então há espaço para crescer.”

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2021/08/rei-do-mate-aposta-em-franquia-de-conteiner-para-chegar-cidades-pequenas.html