18/09/2020

Startup cresce otimizando atendimento virtual de pequenas e grandes empresas

Plataforma da Octadesk consolida em um só lugar mensagens de canais como site, e-mail e WhatsApp. Demanda pelo serviço cresceu com a pandemia.

atendimento por redes sociais e WhatsApp caiu de vez no gosto das empresas. Mas, dependendo do volume e horário das mensagens, pode ser difícil satisfazer o imediatismo dos consumidores. A startup Octadesk se propõe a otimizar esse processo. Sua plataforma reúne mensagens enviadas por diferentes canais e inclui ferramentas de automação para dar mais agilidade às respostas.

Acompanhando a onda de digitalização entre os negócios, o uso da solução cresceu nos últimos meses. O número de clientes passou de 1,5 mil para 2 mil. Entre eles estão desde pequenas empresas até nomes conhecidos do mercado, como VTEX, Pfizer e Cervejaria Colorado. A expectativa é fechar o ano com um faturamento 300% maior do que em 2019.

Pivotagem
startup foi fundada em 2016 por Rodrigo Ricco, 44. Ele passou por empresas como Coca-Cola e Accenture, mas deixou o mercado corporativo para empreender pela primeira vez em 2004. Fundou uma empresa de soluções de TI ao lado de dois colegas. Quase 10 anos depois, deixou o negócio para criar outro focado no mercado de Software as a Service (SaaS).

A empresa desenvolvia soluções para construtoras e incorporadoras – um mercado que foi castigado pela crise que se iniciou em 2014. Um projeto desenvolvido para um cliente acabou virando chance de pivotar e criar a Octadesk. “Percebemos que o atendimento, em especial entre PMEs, era muito carente de tecnologia e de boas práticas”, diz Ricco.

Com o tempo, a startup expandiu seu horizonte para as áreas de marketing e vendas. Sua plataforma hoje buscar facilitar o trabalho de atendentes e preencher lacunas que poderiam resultar na perda de oportunidades. Como exemplo, o empreendedor cita a barreira de horário existente entre equipes e consumidores.

“Um consumidor chega em casa à noite e vai fazer compras. Mas qual é a PME que consegue deixar uma equipe disponível 24/7 para atender?”, diz Ricco. “Boa parte do tráfego ocorre fora da janela de trabalho e não é captado da forma correta.”

Na prática
A plataforma da Octadesk importa mensagens recebidas por empresas em canais como chat, e-mail, WhatsApp e Messenger. O trabalho das equipes de atendimento e vendas é facilitado por alguns atalhos, como mensagens pré-definidas para dúvidas frequentes. Os chatbots ajudam a agilizar as respostas iniciais, principalmente enquanto a equipe está ausente.

O serviço é oferecido no modelo SaaS. A mensalidade média varia entre R$ 207 e R$ 477 e aumenta de acordo com o número de funcionários que utilizará suas ferramentas. Segundo o fundador, a pandemia acelerou a busca de empresas pela solução. “Nosso esforço de educar o mercado e convencê-lo sobre as oportunidades dos canais digitais não existe mais. Todos entenderam.”

Com o aumento na demanda, a startup também vive seus próprios desafios de manter o nível de satisfação entre os clientes. “Todos ficaram muito mais ansiosos. Tudo tinha que ser para ontem”, diz o empreendedor. “Isso tornou muito mais alta a régua sobre tempo de atendimento.”

Expansão
Desde o início do ano, a equipe da startup passou de 40 para 65 pessoas. A previsão é terminar o ano com cerca de 90 funcionários. O ano também será marcado por uma expansão dos serviços por países da América Latina e da Europa. Segundo Ricco, a startup já tem clientes em vários países, mas iniciará um processo mais ativo de captação e divulgação internacional.

A projeção de crescer mais de 300% neste ano foi mantida. Se a meta for batida – e a pandemia permitir –, o plano é comemorar a conquista em grande estilo. Após levar todos os seus funcionários para a Disney em 2018, a startup planeja presentear a equipe com um cruzeiro em Miami em fevereiro.

Ricco ainda não sabe se a viagem será possível, mas está otimista em relação ao marco. “Conseguimos manter o plano original enquanto muitas empresas faziam revisões para baixo. Mantivemos e vamos ultrapassar.”

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2020/09/startup-cresce-otimizando-atendimento-virtual-de-pequenas-e-grandes-empresas.html