31/03/2021

Startup de alimentos orgânicos cresce 300% em 2020

Raízs conecta pequenos produtores rurais a consumidores que buscam uma alimentação mais saudável.

Em operação desde 2016, a Raízs conecta pequenos produtores rurais a consumidores que buscam uma alimentação mais saudável. Por meio da startup, os agricultores podem oferecer diretamente os seus produtos, e a foodtech fica responsável pela coleta e entrega aos clientes. 

Segundo Tomás Abrahão, fundador da Raízs, a empresa paga 20% acima do mercado ao agricultor e vende por até 25% menos ao consumidor final.

Hoje, a startup possui mais de 900 produtores —  todos certificados pelo IBD — cadastrados na plataforma, que estão espalhados por todo o Brasil. O faturamento da foodtech cresceu 300% em 2020 em relação ao ano anterior.

“No ponto de vista de negócio, a pandemia acelerou o crescimento. As pessoas estão comendo mais em casa e olhando com maior consciência para a comida”, diz Abrahão. Assim, houve um aumento no número de clientes mensais da empresa, que saltou de 10 mil para 30 mil.

A startup também lidera ações sociais, como o Fundo do Pequeno Produtor, em que as pessoas podem doar diretamente para ajudar agricultores em diversos aspectos, desde financeiro até saúde e educação. Além disso, a empresa se prepara para doar 25 mil cestas de alimentos.

Para este ano, a Raízs quer continuar no ritmo acelerado e crescer três vezes, aumentando também o número de 135 funcionários para mais de 200.

Mas o mais importante, segundo o empreendedor, é seguir com o seu posicionamento forte. “Vemos muito oportunismo de várias empresas usando um discurso apenas para marketing. Queremos consolidar a nossa posição de uma alimentação saudável e justa, sem dar espaço para oportunismo”, diz Abrahão.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2021/03/startup-de-alimentos-organicos-cresce-300-em-2020.html