26/03/2021

TotoyKids: canal no YouTube para crianças cresceu e virou negócio

Fundada por casal mineiro, a marca teve um crescimento de 30% no número de inscritos em 2020 e conta com audiência em 35 países.

Com mais de 30 milhões de inscritos, o TotoyKids é um fenômeno para o público infantil no YouTube. Por trás do sucesso está o casal Isa Vaal e André Vaz, de Minas Gerais, que está junto há mais de 20 anos. Os empreendedores contam histórias em três canais  — em português, inglês e espanhol. A marca teve um crescimento de 30% no número de inscritos em 2020 e conta com audiência em 35 países, mas não revela o faturamento.

A TotoyKids surgiu há seis anos, quando o casal decidiu se mudar para Nova York, nos Estados Unidos, e recomeçar a vida. Isa, que trabalhava como psicóloga, havia sofrido um atentado por uma pessoa que tinha transtornos mentais e vivia em frente à sua clínica. Depois de um mês internada, ela decidiu que não queria mais trabalhar no setor. Já Vaz havia acabado de falir com uma empresa de calçados.

Nos EUA, ele iniciou um curso de teatro, enquanto ela trabalhava como babá. Juntos, perceberam que existia uma oportunidade para a criação de conteúdo infantil, contando histórias para crianças. “Minha mãe é escritora infantil e, em razão disso, sempre estivemos envolvidos no ambiente de leitura para crianças”, diz o empreendedor.

Vaz usou a experiência nas aulas de roteiros e, junto com a Isa, passou a escrever histórias infantis e a gravar vídeos. “O nosso diferencial é contar histórias lúdicas e com uma pitada de humor, enquanto a maioria dos sucessos infantis são musicais”, diz Isa.

A estratégia deu certo. “Os personagens que criamos começaram a se tornar verdadeiras estrelas. Depois de seis meses do primeiro vídeo, recebemos uma ligação do Google dizendo que havíamos nos tornado um case de sucesso da plataforma e queriam entender o nosso crescimento”, conta Vaz. Vendo potencial na marca, eles também contrataram pessoas para ajudá-los na parte de design e animação. Além disso, trabalham em parceria com uma curadoria para garantir que o conteúdo do canal esteja sempre adequado para o público infantil. Em junho de 2015, lançaram uma versão em inglês do canal e, dois anos depois, em espanhol. 

Durante a pandemia, os empreendedores perceberam que tinham um papel fundamental na educação das crianças. Começaram a desenvolver iniciativas e lançaram vídeos explicando medidas preventivas contra o coronavírus. “Fizemos tanto sucesso que a UNICEF apoiou a iniciativa e divulgou o nosso vídeo”, diz Isa.

A empresa também começou a analisar o mercado de licenciamento de produtos. O livro A Fantástica Fábrica de Brinquedos TotoyKids foi lançado em setembro de 2020 pela Ediouro Publicações. A marca também prepara a chegada, ainda em 2021, de uma coleção de calçados em parceria com a Grendene, além de uma coleção de brinquedos. 

A empresa contratou novos profissionais da área de animação para acelerar suas séries 3D, e pretende lançar um jogo para as plataformas IOS e Android ainda no primeiro semestre. Hoje, são 30 colaboradores — com planos de chegar em 60 até o fim do ano.

 

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Mundo-digital/noticia/2021/03/totoykids-canal-no-youtube-para-criancas-cresceu-e-virou-negocio.html