25/06/2018

TURISMO SOCIAL: CONHEÇA EMPRESAS QUE ORGANIZAM VIAGENS PARA AJUDAR COMUNIDADES POBRES

Aumenta a procura de jovens, mulheres e famílias com crianças por programas que aliam turismo de experiência a atividades de impacto social.

Associar destinos atraentes com trabalhos voluntários é a proposta do volunturismo, nicho que movimenta mais de US$ 170 bilhões (ou cerca de R$ 547 bilhões) por ano em todo o mundo.

Nesse tipo de turismo de experiência, as agências e ONGs formam parcerias para oferecer pacotes que incluem atividades como dar assistência a crianças carentes na África, cuidar de tartarugas marinhas no Panamá, prestar ajuda em campos de refugiados na Europa ou apoiar o empoderamento feminino na Índia.

 

Nos últimos anos, o perfil dos que procuram a modalidade mudou: trata-se de um público mais jovem — de 22 a 35 anos — e formado predominantemente por mulheres: elas correspondem a 85% dos clientes das empresas do segmento.

“Entre os viajantes que buscam missões voluntárias de curto prazo, aumentou muito o número de mulheres”, diz Marcio Bertolini, consultor de negócios do Sebrae-SP. “Embora muitas dessas pessoas escolham o exterior, há quem prefira programas em território brasileiro, principalmente no sertão nordestino.” Outra mudança no perfil do público é o crescente interesse de famílias que querem levar as crianças em jornadas de impacto social. “Nesse caso, é preciso um cuidado extra na escolha de ações que sejam adequadas a cada faixa etária”, diz Bertolini.

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Diversao-e-turismo/noticia/2018/06/turismo-social-conheca-empresas-que-organizam-viagens-para-ajudar-comunidades-pobres.html